Nutrientes do vinho

Que o vinho faz bem à saúde, quando consumido com frequência e moderação, todos nós já sabemos. Mas o que será que existe, dentro de cada taça, que beneficia o nosso organismo dessa maneira?

Falamos tanto na diversidade do mundo dos vinhos, que obviamente esse conceito também se aplica na hora de fazermos uma avaliação do ponto de vista nutricional... Então, nesse artigo, vamos tomar por base um vinho tinto seco de aproximadamente 13,5° de teor alcoólico, ok?

Cerca de 85% das calorias do vinho vêm do álcool, e 15% de carboidratos, sendo um alimento (sim, o vinho é um alimento!) pobre em gorduras e em proteínas.

E de quantas calorias estamos falando? De cerca de 125 kcal por taça. Mas, se quiser ver o valor calórico de outros estilos de vinho, clique aqui.

O vinho é uma bebida sem aporte de gorduras saturadas (presentes em alimentos de origem animal) ou de gorduras Trans (prejudiciais ao organismo). Além disso, tem baixo nível de sódio (6mg em uma taça), cerca de 0,3% do VD – valor diário de referência, baseado em uma dieta de 2.000 kcal.

Rico em minerais, o vinho nos fornece, por exemplo:

Ferro (4% do VD), que leva oxigênio para o corpo.

Fluoreto, que ajuda na prevenção de cárie.

Fósforo (3% do VD), que regula os hormônios e ajuda na digestão.

Magnésio (4% do VD), que ativa enzimas e ajuda a transmitir impulsos nervosos. 

Manganês (10% do VD), antioxidante benéfico para o cérebro e para o fígado.

Potássio (5% do VD), que ajuda o coração.

Além disso, o vinho é também uma boa fonte de algumas vitaminas do complexo B:

Vitamina B2, ou Riboflavina (3% do VD), antioxidante que auxilia no transporte de oxigênio no corpo.

Vitamina B6 (4% do VD), que auxilia a metabolizar proteínas e a produzir glóbulos vermelhos.

De qualquer forma, apesar de todos esses nutrientes, e do consumo moderado de vinho proporcionar benefícios comprovados para a saúde, o vinho pode não ser indicado para todos. Algumas pessoas que não devem ingerir quantidade alguma de álcool, pois os prejuízos seriam muito maiores do que as vantagens.

Então, todas essas informações nutricionais são relevantes para a nossa saúde, mas, na dúvida, consulte seu médico.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.