O vinho e a saúde bucal

A nossa saúde é afetada diretamente por aquilo que incluímos em nossos hábitos alimentares. Inclusive nossa saúde bucal.

Essa ideia é defendida em um estudo elaborado por cientistas das instituições americanas University of Rochester Medical Center e Cornell University.

Os cientistas observaram como compostos encontrados em uvas viníferas afetam a saúde da boca humana, e o estudo comprovou que os polifenóis do vinho tinto podem trazer benefícios para nossa saúde bucal, diminuindo o risco de cáries.

A principal responsável pelo desenvolvimento das cáries dentárias é a bactéria Streptococcus Mutans.

Segundo essa pesquisa, os polifenóis presentes no vinho não são capazes de matar a bactéria, porém, eles inibem em até 85% a capacidade que essa bactéria tem de secretar enzimas e ácidos. E é o ácido lático secretado pela bactéria que prejudica o cálcio dos dentes, deixando-os vulneráveis a infecções.

A pesquisa também concluiu que esse processo é ainda mais interessante, pois interferindo nas bactérias sem matá-las, os polifenóis do vinho não contribuem para a seleção natural de bactérias mais resistentes, que resultam nas famosas superbactérias.

Esse estudo trouxe boas notícias, inclusive, no aspecto econômico e ambiental. Os resíduos do processo de vinificação, ou seja, o bagaço da uva, podem ser reaproveitados e utilizados, portanto, pela indústria de produtos para a saúde bucal. Aliás, se você quiser saber mais sobre o destino dos resíduos das vinícolas, clique aqui.

Mas sempre vale um alerta: essa não é uma mensagem para que se beba mais vinho, a fim de combater as bactérias presentes em nossa boca! Até porque, nunca é demais lembrar que moderação é o segredo!

Ah, e se você quiser se prevenir contra eventuais manchas nos dentes, causadas pelo consumo de vinho tinto ao longo dos anos, saiba como, clicando aqui.

E um brinde à nossa saúde! Com um belo sorriso nos lábios!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.