Um brinde à nossa memória !!!

Engana-se quem acha que somente vinho tinto faz bem à saúde. Uma pesquisa do departamento de Química, Alimentos e Farmácia, da Reading University, no Reino Unido, sugere que 3 taças de espumante, por semana, podem melhorar a sua memória!

Os cientistas estão convencidos de que o consumo moderado e regular de vinhos espumantes pode ajudar a prevenir distúrbios cerebrais, como demência e o mal de Alzheimer.

O composto que ajuda a evitar o esquecimento foi encontrado nas uvas tintas Pinot Noir e Pinot Meunier, utilizadas para produzir Champagne.

Os experimentos foram realizados em ratos de laboratório, mas Jeremy Spencer, professor de bioquímica que liderou a pesquisa, está confiante de que há um efeito semelhante sobre o cérebro humano.

Os pesquisadores descobriram que o consumo de Champagne forneceu um impulso significativo para a memória espacial, ou seja, a capacidade de reconhecer e de se localizar em um ambiente.

Segundo o estudo, os compostos fenólicos dos espumantes podem interagir diretamente com as células nervosas, melhorando a comunicação entre as células, e estimulando a regeneração dos nervos que carregam sinais elétricos no cérebro.

Depois de os ratos consumirem Champagne moderadamente, por 6 semanas, houve uma significativa melhora no resultado de um teste de labirinto, e um aumento de 200% em importantes proteínas relacionadas à memória, o que demonstra, pela primeira vez, que o consumo moderado de Champagne tem o potencial de influenciar o funcionamento cognitivo.

A próxima etapa do estudo prevê uma pesquisa com cerca de 50 ou 60 pessoas, com idade superior a 65 anos, que serão acompanhadas por 3 anos.

A Sociedade do Alzheimer ressalta que, apesar de ser um estudo interessante, mais pesquisas são necessárias, é claro.

E nós ficamos na expectativa, para que os resultados sejam ainda mais positivos. Enquanto isso, um brinde!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.