Quando o vinho purificava a água

O vinho faz bem à saúde e à alma. Inspira poetas, reúne amigos, aproxima casais. Mas teve uma época em que ele era ainda mais essencial à vida. Quase tanto quanto a água...

Esqueça garrafinhas PET de água mineral. Esqueça filtros purificadores de água. Esqueça a água encanada. Esqueça até mesmo das torneiras. Pense em algumas situações onde, inclusive, a única água disponível era a água do mar, salgada.

A vida era assim. Muito mais “selvagem”. E o ser humano já tinha sede, assim como nós...

O fato é que a água a qual as pessoas tinham acesso, nas cidades, não era limpa nem segura. Credita-se a Vegécio, escritor do Império Romano, no século 4, a frase “água ruim é como um veneno”.

Dessa forma, havia o hábito de se adicionar vinho à agua, para higienizá-la e matar bactérias. Em qual proporção? Duas ou três partes de água, para uma parte de vinho.

E como isso não era um luxo, e, sim, uma necessidade, essa mistura diluída de água e vinho era servida às crianças, aos servos, aos soldados, aos escravos. Mesmo que um pequeno nível de álcool os deixasse levemente embriagados, ao menos dessa maneira, não ficariam doentes.

Quanto tempo isso durou? Muitos, muitos séculos. Como era esse vinho? Um fermentado ácido, às vezes no limite do vinagre.

Antes de fazer uma careta pensando nesse gosto, lembre que talvez a humanidade deva ao vinho sua sobrevivência, ao longo da história...

E por falar em história, clique aqui para ler mais sobre fatos relacionados à história do vinho!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.