O vinho e a digestão

O vinho é um excelente acompanhante para as refeições. Isso a gente já sabe. Mas, o mais interessante, é que, além de ser bom para o paladar, o vinho é também bom para o processo da digestão!

Um estudo realizado há alguns anos, por pesquisadores portugueses do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, descobriu que os polifenóis do vinho tinto desencadeiam a liberação de óxido nítrico, uma substância química que relaxa a parede do estômago, ajudando a otimizar a digestão.

O óxido nítrico, em doses adequadas, dilata as artérias, ajudando o fluxo sanguíneo. Com as paredes do estômago relaxadas, facilitamos a passagem dos nutrientes para a corrente sanguínea.

Outros estudos explicam como o vinho ajuda o estômago a converter substâncias potencialmente nocivas à saúde, antes que essas moléculas circulem pela corrente sanguínea. Por exemplo, o vinho neutraliza gorduras oxidadas chamadas MDA, que são liberadas na digestão de carnes vermelhas. Uma taça de vinho é capaz de evitar o aumento de MDA no organismo, mesmo diante de refeições com elevado índice desta gordura.

Além disso, o vinho, assim como o iogurte, é naturalmente probiótico. Sendo assim, melhora a saúde intestinal, promovendo o crescimento de bactérias benéficas ao organismo. Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition comprovou melhoras na composição bacteriana do intestino, mediante o consumo moderado de vinho, além de outros benefícios, como a diminuição da pressão arterial, e a redução dos níveis de uma proteína associada aos processos inflamatórios.

Quando se trata dos efeitos benéficos do vinho tinto para a nossa saúde, o seu potencial para proteger contra doenças do coração tende a obter toda a atenção. Mas, basta pesquisar um pouco para descobrir que o vinho tem muitas outras facetas, e faz bem para muitos outros processos do nosso organismo. Desde que, é claro, consumido com moderação.

E, de qualquer maneira, vale ressaltar: o consumo moderado de vinho traz inúmeros benefícios à saúde, mas não é indicado para todas as pessoas. Na dúvida, consulte um médico.

Por fim, se quiser ler mais sobre os benefícios do vinho à saúde, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.