Resveratrol e um sonho de dieta...

A prevalência da obesidade tem aumentado ao longo das últimas décadas, no Brasil e no mundo.

A obesidade é uma questão complexa e multifatorial, relacionada à inflamação crônica e ao stress oxidativo, que contribuem para que ocorram distúrbios metabólicos.

Várias são as estratégias usadas para combater a obesidade, desde modificações no estilo de vida, com restrição calórica, aumento de atividade física e consumo de alimentos integrais, até o uso de medicamentos antiobesidade e, em casos extremos, cirurgia bariátrica.

A perda de peso, e a consequente redução da massa gorda e de processos inflamatórios locais e sistêmicos acarretam uma elevação no mecanismo de defesa antioxidante do organismo.

Um estudo da Universidade do Texas, publicado no The Journal of Nutritional Biochemistry, relaciona um dos componentes presentes no vinho tinto, o resveratrol, a benefícios antiobesidade e antidiabéticos.

Nesse estudo, sugere-se que o resveratrol possa contribuir para os seguintes resultados: perda de peso, diminuição dos lipídios, aumento da taxa metabólica basal, aumento do gasto energético e aumento da sensibilidade à insulina.

Assim, o consumo de resveratrol pode ser, no futuro, mais uma das estratégias nutricionais para a prevenção da obesidade e da inflamação a ela associada.

Estudos recentes têm demonstrado o papel de polifenóis na dieta na prevenção da obesidade e de doenças crônicas relacionadas a ela. Muitos estudos científicos já trataram da relação entre o consumo moderado de vinho e o controle da obesidade. Aliás, já abordamos esse assunto antes, e, se quiser ler, clique aqui.

De qualquer forma, segundo os pesquisadores da Universidade do Texas, ainda são necessários estudos adicionais, principalmente relacionados à estabilidade e biodisponibilidade de polifenóis (inclusive resveratrol) em humanos.

Mas o dia em que a ciência bater o martelo, concluindo em definitivo que o vinho ajuda a emagrecer, só nos restará uma coisa... brindar!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.