Vinho e a saúde de nossos pulmões

Duas universidades canadenses, Brock University e McMaster University, uniram-se em uma pesquisa muito interessante para os amantes do vinho.

O estudo, intitulado “Inhibition of human lung cancer cell proliferation and survival by wine”, foi publicado no jornal Cancer Cell International. A tradução deste título seria “Inibição da proliferação e sobrevivência das células humanas de câncer de pulmão, pelo vinho”. Parece promissor, não é?

A partir de testes laboratoriais, realizados in vitro, esses pesquisadores examinaram os efeitos do vinho sobre a proliferação e sobrevivência de células de câncer de pulmão, colocando essas células em contato com diferentes tipos de vinho.

As células selecionadas eram de carcinoma de pulmão de células não-pequenas (em inglês “No Small Cell Lung Câncer – NSCLC”), que estão associadas a 80% dos casos de câncer de pulmão e que são consideradas menos sensíveis a tratamentos quimioterápicos.

Os resultados obtidos foram muito promissores. Observou-se que o vinho tinto tem a capacidade de inibir significativamente a proliferação das células cancerígenas e bloquear sua sobrevivência por processos de mitose. Todos os vinhos tintos examinados apresentaram efeitos positivos, independente da cepa ou da época da colheita. Pinot Noir, na realidade, alcançou resultados ainda melhores, mas o seu efeito não foi estatisticamente diferente dos outros vinhos tintos utilizados.

O vinho branco apresentou resultados semelhantes, mas com menor eficiência, o que sugere um maior potencial do vinho tinto para frear o desenvolvimento deste tipo de câncer.

Essa pesquisa vai ao encontro de diversos outros estudos já realizados, que também relacionam o consumo moderado de vinho e a prevenção ou o tratamento de câncer. Para ler um pouco mais sobre isso, clique aqui ou aqui.

O fato é que esses dados sugerem que o vinho, além de prazeroso como bem o sabemos, pode também ter propriedades antitumorais consideráveis no que diz respeito ao câncer de pulmão.

Desse modo, os pesquisadores ressaltam a importância de evoluir nessa pesquisa, com novas fases a serem realizadas em seres vivos, como ratos de laboratório. É esperar para ver.

Vinho e ciência, mais uma vez uma grande dupla... Saúde, é tudo o que buscamos.

 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.