Inverno com vinho, e sem resfriado

Já existe uma riqueza de evidências de que o consumo moderado e regular de vinho faz bem, diminuindo o risco de várias doenças. 

Mas uma pesquisa revelou que o vinho é também um poderoso aliado contra um dos problemas de saúde mais comuns, principalmente durante o inverno: o resfriado.

O estudo, publicado há alguns anos no American Journal of Epidemiology, foi baseado em uma amostra de 4.272 pessoas, recrutadas entre professores e funcionários de 5 universidades na Espanha.

A pesquisa partiu da análise de hábitos relacionados à ingestão de bebida alcoólica, fumo, e outros fatores de estilo de vida dessas pessoas, ao longo de um ano.

Durante esse período, foram diagnosticados 1.353 casos de resfriado comum, entre essas pessoas.

A análise dos dados revelou uma associação entre o consumo regular e moderado de vinho tinto, da ordem de 2 taças diárias, a um risco 40% inferior de contrair resfriados, quando comparado à abstenção.

Os resultados sugerem que a ingestão de vinho, principalmente de vinho tinto, pode ter um efeito protetor contra os vírus que provocam a doença, enquanto a ingestão de cerveja e de destilados pareceu não ter nenhum efeito.

Alguns especialistas acreditam que beber uma quantidade moderada de vinho pode ajudar a desenvolver uma espécie de imunidade contra os vírus nasais, graças aos flavonoides, que são antioxidantes.

Outros especialistas afirmam que não há maior resistência à infecção viral, e, sim, uma melhor resposta do corpo, com redução dos sintomas do resfriado, graças ao resveratrol, que é anti-inflamatório.

De qualquer forma, se esse estudo estiver correto, significa que o vinho é ainda mais bem-vindo do que imaginávamos, durante o inverno... Não só para nos manter aquecidos, mas para nos manter longe dos desconfortos do resfriado!

Só nos resta, então, desejar saúde a todos!

Mas lembre-se: na dúvida, consulte sempre um médico.

Ah, e para ler mais artigos sobre o vinho e a saúde, clique aqui!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.