10 motivos para amar vinho...

O consumo frequente de vinho, e em quantidades moderadas, é comprovadamente um hábito saudável. Selecionamos, aqui, 10 motivos para amar essa bebida!

 Protege o coração, ajudando no controle do colesterol.

O consumo regular e moderado de vinho reduz a produção do colesterol ruim, que tende a entupir artérias, e aumenta a produção do colesterol bom, que ajuda a limpar as artérias e a nos proteger de ataques cardíacos. Se quiser ler mais sobre o assunto, clique aqui.

 Aumenta a felicidade conjugal.

Casais que compartilham uma garrafa de vinho, pelo menos uma vez por semana, estão mais satisfeitos com a vida conjugal do que os outros. A chance de sentir-se feliz com o casamento e com a vida doméstica aumenta em 4 vezes para as mulheres e em 3 vezes para os homens, ao adquirir o costume de compartilhar vinho semanalmente, segundo um estudo, que você pode ler clicando aqui.

 Diminui o risco de pedras nos rins.

O consumo moderado de vinho, tanto o tinto como o branco, foi associado à diminuição da incidência do problema, com uma pequena vantagem, inclusive, para o vinho branco (redução de 31% do risco com vinho tinto, e 33% com vinho branco). Leia mais aqui.

 Melhora a saúde sexual.

Consumidores de vinho em quantidades moderadas têm menor taxa de ocorrência de disfunção erétil, e menor risco de cirurgia de próstata. Para as mulheres, o consumo moderado de vinho está relacionado a um maior desejo sexual e controle de sua lubrificação. Se quiser ler, clique aqui.

 Ajuda a prevenir e a tratar o câncer.

O risco de mortalidade por câncer é 21% menor entre consumidores moderados de vinho, conforme pesquisa. Outro estudo científico aponta para a capacidade, de um composto do vinho, de potencializar a sensibilidade das células tumorais da próstata aos efeitos da radiação, tornando o tratamento mais eficaz. Leia aqui.

 Ajuda a prevenir e a combater a obesidade.

Cientistas afirmam que um composto chamado piceatannol, encontrado nas cascas e sementes das uvas, inibe o processo de desenvolvimento das células adiposas. Um outro estudo sugere que o resveratrol, antioxidante presente no vinho, inibe o crescimento dos precursores das células adiposas, evitando que se convertam em células maduras, e impedindo o armazenamento de gordura. Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

 Pode ajudar na qualidade do sono.

Pesquisadores descobriram uma grande presença de melatonina em algumas variedades de uvas viníferas. A melatonina é um hormônio que “avisa o corpo que é hora de dormir”, além de ser um potente antioxidante e desintoxicante das nossas células. Para ler, clique aqui.

 Retarda o envelhecimento celular.

O resveratrol, naturalmente encontrado nas uvas, tem propriedades antioxidantes. Ele é capaz de ativar uma enzima responsável pela reparação do DNA e pela criação de novas mitocôndrias. E já foi provado em laboratório que o aumento da atividade desta enzima prolonga a vida de animais mamíferos. Leia sobre isso, aqui.

 Diminui a incidência de catarata.

Pelo menos dois estudos científicos, um na Islândia e um na Austrália, apontam para uma redução de 50% do risco de problema entre os bebedores moderados de vinho tinto, quando comparados aos abstêmios e também àqueles que se excedem. Para ler, clique aqui.

 Faz bem à nossa memória.

Testes de laboratório revelaram que o resveratrol, presente no vinho, tem o potencial de interromper um dos fatores responsáveis por desencadear a doença de Alzheimer. Em um outro estudo, cientistas identificaram, em uvas utilizadas para a fabricação de vinhos espumantes, um composto que ajuda e evitar o esquecimento, e que pode prevenir distúrbios cerebrais, como demência e o mal de Alzheimer. Leia aqui.

Com tanto benefício à saúde, fica ainda mais fácil adorar o vinho, não é?

Mas, apesar de todos esses resultados a favor do consumo moderado de vinho, nunca é demais lembrar que o consumo de álcool pode não ser indicado para todos. Na dúvida, sempre consulte um médico.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.