O vinho e o raciocínio

Os efeitos negativos do consumo abusivo de álcool, sobre a nossa capacidade cognitiva, estão muito bem documentados, e servem de alerta para que evite-se qualquer tipo de exagero, sempre. 

Contudo, sabe-se que o resveratrol é um alimento funcional, ou seja, é um ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde.

E existe um crescente interesse pelo estudo do potencial dos alimentos funcionais para a cognição, incluindo o resveratrol presente no vinho tinto.

Cognição é um processo mental que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento, linguagem e ação.

Alguns cientistas, interessados no tema, pesquisaram o impacto do consumo do vinho sobre a capacidade cognitiva de indivíduos mais velhos, já que a idade é o fator de risco mais importante para o comprometimento cognitivo.

E esse estudo foi apresentado na Conferência WineHealth 2013: International Wine and Health Conference, que aconteceu na Austrália, sob o patrocínio da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho).

Os pesquisadores contaram com 16 voluntários, com média de idade de 70 anos, que submeteram-se a testes de cognição após o consumo de 100 ml de vinho tinto, em duas ocasiões, com duas versões: “normal” e enriquecido com resveratrol. 

O que se observou, nesse estudo, foi um aumento significativo de desempenho dos voluntários nos testes.

A conclusão que os cientistas chegaram foi que esses resultados de melhor performance são reflexo de um aumento do fluxo sanguíneo, causado pelo resveratrol, e dos efeitos estimulantes do álcool em baixas quantidades.

Mas esse é um estudo inicial, que merece mais aprofundamento. Os cientistas sinalizam a necessidade de repetir tal pesquisa utilizando uma amostra maior, e um grupo de controle que consuma, por exemplo, vinho sem álcool. Aliás, se quiser saber a diferença entre suco de uva e vinho sem álcool, clique aqui.

Esperamos que a continuidade desse estudo aconteça em breve, e com mais boas notícias para os apreciadores do vinho.

É muito bom saber que a ciência cada vez mais se debruça sobre essa bebida.

Saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.