O vinho e a nossa longevidade

Um estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade de NSW (The University of New South Wales), na Austrália, traz excelentes notícias para quem ama a vida, e também o vinho.

A pesquisa teve início em 1988, quando foram examinadas 2.805 pessoas, sendo 1.233 homens e 1.572 mulheres. Todos eram nascidos antes de 1930, e a média de idade das pessoas era 69 anos.

Os voluntários foram divididos em grupos, conforme o grau de consumo alcoólico: abstenção, baixo, moderado e pesado.

O estudo examinou a relação entre a ingestão de álcool e a mortalidade dessas pessoas, independente da causa mortis, ao longo de longos 20 anos, de 1988 até 2008. Em 2013, os resultados foram divulgados por Leon Simons, diretor do estudo, em uma apresentação intitulada “A ingestão de álcool e a sobrevivência em idosos australianos”.

E os resultados apresentados foram muito interessantes:

 Os grupos com menor índice de mortalidade, no período, foram os de consumo baixo e moderado de vinho e destilados. Os maiores índices de mortalidade estavam nos grupos de abstêmios e de bebedores de quantidades excessivas de álcool.

 A ingestão frequente e em quantidades controladas de álcool foi relacionada a um incremento de 12 meses no tempo de vida dos homens e mulheres da amostra.

 Também houve uma clara relação entre o consumo moderado e a qualidade de vida dessas pessoas, com menores índices de hospitalização durante o período, bem como menor índice de problemas cognitivos na terceira idade.

Os benefícios percebidos em relação à abstenção, e também ao consumo excessivo, são explicados por um modelo matemático chamado Curva J. Se quiser ler sobre isso, clique aqui.

Essa não foi a primeira vez que cientistas se interessaram por esse tema, e certamente não será a última! Estudos de Harvard também já haviam associado o vinho à nossa longevidade. Para ler, clique aqui.

A ciência, pelo jeito, reserva boas perspectivas para o futuro dos amantes do vinho. Fique de olho nelas! E saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.