A busca pelo vinho sustentável

Os consumidores não buscam mais, apenas, qualidade. Os degustadores também não. Na hora de optar por uma vinícola ou eleger um vinho, cada vez mais o fator sustentabilidade entra na lista de critérios de escolha.

Essa é uma tendência presente em quase todos os mercados, porque essa é uma tendência presente, atualmente, na sociedade. E isso é, obviamente, um bom sinal. 

Cientes desse horizonte, pesquisadores do Centro de Investigação de Recursos e Consumos Energéticos (Circe), da Universidade de Zaragoza, têm pesquisado esse assunto. Após entrevistar 1.000 profissionais e compradores do setor, eles concluíram que 90% do mercado apoiaria a criação de um selo para identificar vinhos sustentáveis.

A partir dessa informação, há todo um trabalho sendo feito, para implementar o tal selo, inicialmente, em 105 vinícolas de 6 países europeus: Espanha, Áustria, Bulgária, Grécia, Itália e Portugal.

Esse projeto, chamado Eco-Prowine, tem como objetivo principal a minimização dos impactos ambientais da produção de vinho, por meio de:

 redução de 30% no consumo de água

 redução de 25% no uso de fertilizantes

 redução de 40% na geração de resíduos

 redução de 20% na emissão de carbono

Os pesquisadores ressaltam que o consumidor de vinhos não precisa dominar conhecimentos sobre sustentabilidade, nem conhecer detalhes das medidas e dos resultados obtidos, para valorizar a iniciativa. O que o consumidor valoriza, no fundo, são as boas práticas e os esforços, por parte dos produtores, em busca de um bem coletivo.

Esse projeto ainda encontra-se em uma fase embrionária, tendo sido iniciado em 2012. Vamos aguardar e torcer, para depois, brindar...

Enquanto isso, se você quiser ler sobre formas de diminuir o impacto ambiental, em vinícolas, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.