De olho no vinho!

Será que até para a vista, o vinho faz bem?

A principal causa de perda da visão, depois dos cinquenta anos de idade, é a degeneração da mácula, uma doença degenerativa da retina que provoca a perda progressiva da visão central.

Um estudo realizado pelo Departamento de Medicina Interna do Howard University Hospital, nos Estados Unidos, analisou a relação entre o consumo de álcool e o risco de desenvolver o problema.

Os pesquisadores analisaram dados coletados de 3.072 adultos entre 45 e 74 anos de idade, todos com alterações maculares que indicavam degeneração da mácula relacionada à idade.

O resultado, publicado em 1998 no Journal of the American Geriatrics Society, foi bastante interessante para os apreciadores de vinho.

Os pesquisadores observaram, com a pesquisa, uma forte e consistente associação da ocorrência do problema nos pacientes com idade mais avançada. Por outro lado, observaram, também, uma menor prevalência da degeneração macular nos pacientes que declararam, segundo histórico médico, consumir álcool frequente e moderadamente.

Entre os diferentes tipos de álcool consumidos (vinho, cerveja e destilados), o vinho foi o que, estatisticamente, mais influenciou negativamente, a incidência do mal, entre os participantes da amostra.

Assim, concluiu-se que o consumo moderado de vinho está associado à diminuição da probabilidade de desenvolver degeneração da mácula relacionada à idade, mal que assola tantas pessoas. Estima-se que, nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 10 milhões de pessoas tenham degeneração macular, ou estejam em risco substancial de desenvolvê-la.

As causas exatas da doença não estão completamente esclarecidas. Mas genética, dieta, tabagismo, luz solar intensa, doença cardiovascular e hipertensão arterial são considerados como possíveis fatores de risco. Além, é claro, do avanço do tempo, como informa o nome: degeração macular relacionada à idade.

Por falar em idade, se quiser ler sobre um outro estudo, que relaciona o consumo de vinho à nossa longevidade, clique aqui.

Para encerrar, lembre-se que na dúvida, o ideal é sempre consultar um médico. Nesse caso, um oftalmologista.

Trocadilhos à parte, fique de olho no seus olhos.

E um brinde à nossa saúde! E a ciência!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.