O vinho previne risco de intoxicação

Há mais sabedoria que parece, por trás da harmonização de ostras com vinho. É o que diz a ciência!

O vinho é uma solução complexa, que contém vários componentes, muitos deles com propriedades antimicrobianas. A acidez, em linhas gerais, é um dos maiores determinantes deste processo.

Um estudo coordenado por Mark Daeschel, da Oregon State University, e publicado há alguns anos no Journal of Food Science, tratou especificamente deste assunto.

Os pesquisadores utilizaram um sistema que simulava o estômago humano, com fluidos gástricos sintéticos, além de alimentos, ao qual adicionavam vinho branco produzido com Chardonnay, e vinho tinto produzido com Pinot Noir. O objetivo era avaliar o impacto do vinho sobre a população de bactérias como Escherichia coli (E. coli) e Staphylococcus aureus.

O estudo observou que a exposição ao vinho, depois de determinado tempo, matou tais bactérias.

Qual a importância disso? Na maioria dos casos, a infecção bacteriana é a principal causa de intoxicação alimentar.

Assim, os resultados dessa pesquisa sugerem que as pessoas que bebem vinho com as refeições podem estar mais protegidas, de alguma forma, dos riscos de intoxicação por meio dos alimentos.

Mas a história vai um pouquinho mais além...

A prevenção das intoxicações alimentares está diretamente associada ao saneamento básico, aos cuidados no preparo dos alimentos e a medidas básicas de higiene.

Com base nesses resultados, os pesquisadores ressaltaram a relevância dessa conclusão para a indústria vinícola, que trabalha com uma taxa de rejeição, na sua produção, que pode chegar a até 3%, e que pode ser reaproveitada para a produção de desinfetantes.

Um desinfetante produzido à base de vinho pode ser uma alternativa natural e biodegradável, ambientalmente segura, não expondo as pessoas a resíduos químicos, e altamente recomendado para superfícies de alimentos, ou de equipamentos em contato com alimentos.

Se achou a ideia interessante, e quiser ler sobre outras ideias para o aproveitamento dos resíduos da indústria vinícola, que podem diminuir o impacto sobre o meio ambiente, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.