O vinho e o metabolismo

Um estudo realizado por cientistas norte-americanos traz excelentes perspectivas para os amantes e consumidores de vinho.

Segundo a pesquisa, publicada no Journal of Nutritional Biochemistry, o consumo moderado de vinho talvez possa ajudar as pessoas com excesso de peso a diminuir a gordura do fígado, melhorando assim suas funções hepáticas.

Os autores do estudo sugerem que o ácido elágico, encontrado nas uvas tintas, pode ser um importante aliado no controle de distúrbios metabólicos, como a gordura no fígado.

Esse foi um estudo realizado com técnicas “in vitro”, ou seja, realizado somente em laboratório, sem testes em humanos.

Os cientistas expuseram células humanas a extratos de produtos químicos naturais encontrados em uvas viníferas, e concluíram que o ácido elágico é capaz de retardar, significativamente, o crescimento de células de gordura, além de aumentar o metabolismo de células do fígado.

Esse estudo foi realizado por meio de uma parceria entre a Universidade da Flórida e a Universidade de Nebraska, a partir de informações obtidas, anteriormente por um outro estudo, de 2013, realizado pela Universidade de Oregon, com a utilização de ratos.

Esse estudo anterior já havia constatado que ratos com sobrepeso, mesmo que expostos a dietas ricas em gordura, acumulavam menos gordura no fígado e tinham menores índices de gordura no sangue, quando consumiam extrato de Pinot Noir, em quantidade que equivaleria a 1 taça e meia de vinho diária para uma pessoa.

Obviamente, não se trata de um milagre, mas de um horizonte promissor, no campo da ciência. Segundo palavras de Neil Shay, bioquímico e biólogo da Universidade de Oregon, “se pudermos desenvolver uma estratégia alimentar que reduza o acúmulo de gordura no fígado, utilizando alimentos comuns como uvas, essa será uma boa notícia!”

É muito bom saber que a ciência vê o consumo moderado de vinho com bons olhos, e com boas perspectivas de novas descobertas de benefícios à saúde!

Mas é importante alertar que o consumo de vinho pode não ser indicado para todos. Em alguns casos, os riscos podem ser maiores que os benefícios. Na dúvida, sempre consulte seu médico!

E, se quiser saber mais sobre quanto é esse tal consumo moderado, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.