O vinho na pós-menopausa

Faz bem? Faz mal? Saiba o que disseram pesquisadores holandeses.

O estudo foi realizado com 36 mulheres que haviam passado pela menopausa há pelo menos 2 anos, eram saudáveis, e sem histórico familiar de alcoolismo.

Durante 6 semanas, metade das participantes consumiram, diariamente no jantar, 250 ml de um vinho branco produzido à base de Chardonnay. Para comparação dos resultados, após um perído de intervalo, as mesmas participantes consumiram 250 ml de suco de uva branca, sem álcool, também por 6 semanas. A outra metade das participantes foi submetida à ordem inversa de intervenção: primeiro o suco de uva, e depois do intervalo, o vinho branco, cada um por 6 semanas.

Essa técnica é chamada de pesquisa randomizada cruzada, que possibilita testar hipóteses com um número menor de participantes.

Vale ressaltar que tanto o vinho, como o suco utilizados na pesquisa, possuíam a mesma quantidade de calorias por porção.

Ao final do tempo da pesquisa, a conclusão foi que o consumo moderado de vinho, nas mulheres pós-menopausa, trouxe uma série de benefícios significativos:

 Aumento na resposta do organismo à insulina, diminuindo o risco de diabetes tipo 2.

 Aumento do nível de adiponectina, um hormônio responsável pela queima de gordura corpórea.

 Melhoria no perfil lipídico, com aumento do bom colesterol e redução do mau colesterol e dos triglicerídeos, o que diminui o risco de doenças cardíacas.

Resumo da ópera, ou do estudo: o consumo moderado de vinho melhora a sensibilidade à insulina, e o perfil lipídico de mulheres pós-menopausa.

Os mesmos benefícios não foram encontrados, no estudo, ao final do período em que as pesquisadas, ao invés de consumirem vinho branco, consumiram suco de uva sem álcool.

O artigo foi publicado pelo jornal Diabetologia, especializado em pesquisa clínica e experimental no campo do diabetes.

Se quiser ler mais sobre a relação entre vinho e diabetes, clique aqui.

Por fim, vale ressaltar que especificamente nesse estudo, os pesquisadores optaram por utilizar vinho branco, e não o tinto, que costuma ser mais frequentemente associado a benefícios à saúde, de quem o consome com moderação. Interessante, não é?




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.