Vinho do bem e o Mal de Parkinson

Cada vez mais a comunidade científica se interessa por pesquisar os benefícios do vinho à saúde. São conhecidos e reconhecidos estudos relacionados à saúde cardíaca, metabólica, imunológica... e até estudos relacionados à prevenção dos sintomas do Mal de Parkinson! Acompanhe... 

A doença de Parkinson é um distúrbio degenerativo do sistema nervoso central. Uma doença cada vez mais conhecida, mas ainda muito misteriosa, e que acomete 1 a cada 1.000 pessoas.

A doença de Parkinson está relacionada à deterioração de células do cérebro, em especial na área responsável pela produção de dopamina, um neurotransmissor que, entre outras funções, controla os nossos movimentos.

A causa dessa deterioração ainda é desconhecida, mas acredita-se na relação com o stress oxidativo causado por radicais livres.

Estudos em laboratório realizados com antioxidantes presentes no vinho, sugerem que essas substâncias podem diminuir os danos cerebrais causados pela doença. E, na medida em que ainda não há cura para o Parkinson, a perspectiva de retardar sua progressão é sempre uma grande notícia.

Um estudo publicado em 2001, do Salk Institute for Biological Studies, nos Estados Unidos, atestou a notável capacidade antioxidativa de uma série de flavonoides encontrados em frutos e vegetais, e em bebidas como o vinho e o chá, junto a células cerebrais do hipocampo, testadas in vitro.

Um outro estudo, da Faculdade de Medicina da Universidade de Paris, publicado em 2002, apontou a capacidade do resveratrol em preservar as funções mitocondriais de células do cérebro de ratos de laboratório.

Em 2006, uma outra pesquisa, dessa vez canadense da Universidade do Quebec, comprovou em ratos o efeito protetor de uma dieta rica em resveratrol, contra a morte de neurônios.

E em 2012, um estudo de Harvard publicado no jornal Neurology, analisou dados de mais de 130.000 pessoas, relacionados à saúde e aos seus hábitos alimentares por 20 anos. Os cientistas sugeriram que o consumo de alimentos e bebidas que contêm flavonoides pode reduzir o risco da incidência de Parkinson, nos homens, em 40%.

Assim, a ciência caminha, sempre na direção de mais conhecimento. Sobre a nossa saúde. Sobre o vinho. Sobre tudo.

Obviamente, pacientes de Parkinson devem consultar seus médicos antes de consumirem vinho, ou mesmo antes de consumirem suplementos de resveratrol.

Na dúvida, aliás, todos devem consultar um médico antes do consumo de qualquer bebida alcoólica. A interação do álcool com determinadas medicações pode ter graves efeitos. E os riscos corridos por determinadas pessoas podem ser maiores que os benefícios.

Felizmente, a ciência está aí, a postos para nos propiciar uma vida de mais qualidade.

E, felizmente, ela tem descoberto que o vinho pode ser um bom aliado nessa busca...

Para ler mais sobre os benefícios do consumo moderado de vinho, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.