A idade e o vinho

Uma das frases mais pronunciadas, a respeito de vinho, diz que ele melhora com a idade. Mas será que ele nos melhora, à medida que a idade chega?

Vários estudos indicam que sim.

Cientistas norte-americanos publicaram um estudo da Revista Nature, onde afirmam, a partir de um experimento com ratos de laboratório, que o consumo regular e moderado de vinho tinto pode ser muito benéfico para as pessoas de idade mais avançada.

Segundo sugerem os pesquisadores, o resveratrol, composto presente no vinho tinto, atua sobre o hipocampo e melhora a memória, a capacidade de aprendizado, e o humor de pessoas mais velhas.

Ainda segundo os pesquisadores, existe uma capacidade de desenvolvimento neurogenético e microvascular, mediante o consumo de vinho em doses adequadas.

Mas essa não é a primeira vez que a ciência se debruça sobre os benefícios do vinho em pessoas mais velhas.

Uma pesquisa apresentada na Austália, realizada com 16 voluntários com idade média de 70 anos, atestou um aumento significativo no desempenho cognitivo, a partir do consumo moderado de vinho. Os motivos do resultado, conforme os cientistas, foram o aumento de fluxo sanguíneo causado pelo resveratrol, e os efeitos estimulantes do álcool, em baixas quantidades. Para ler mais sobre isso, clique aqui.

Um outro estudo australiano que analisou a relação entre a ingestão de álcool e a mortalidade de mais de 2.800 pessoas, ao longo de 20 anos, concluiu que a ingestão frequente e em quantidades controladas de álcool está diretamente relacionada a um incremento no tempo e na qualidade de vida das pessoas. Para ler mais sobre esse estudo, clique aqui.

Um estudo apresentado em Harvard também relacionou maior longevidade ao consumo de vinho, sugerindo que o resveratrol ativa uma enzima capaz de retardar o nosso processo de envelhecimento. Se quiser ler mais sobre essa pesquisa, clique aqui.

De fato, está comprovado, por meio de centenas de estudos, o efeito antioxidante de componentes do vinho. Tanto, que algumas indústrias de cosméticos utilizam o óleo de semente de uva para retardar o processo de envelhecimento da pele, combatendo os radicais livres. E há muitos estudos em andamento, a respeito do poder rejuvenescedor do consumo de vinho, para a pele.

É esperar para ver.

E, já que vai esperar, por que não abre um vinho?

Mas o consumo moderado de vinho não é indicado para todas as pessoas. Às vezes, os riscos podem ser maiores que os eventuais benefícios. Na dúvida, consulte um médico.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.