Uma escolha mais segura

De olho nos benefícios do consumo moderado e regular de vinho, e também de olhos nos riscos do excesso de consumo de bebidas alcoólicas, uma pesquisa realizada na Espanha traz conclusões muito interessantes!

Acompanhe!

A pesquisa, chamada Encuesta Nacional de Salud, é realizada na Espanha desde 1987 pelo Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade.

Essa é uma pesquisa muito ampla, que fornece dados sobre quantas vezes o álcool é consumido, a quantidade consumida de diferentes tipos de álcool, o consumo médio diário em gramas de álcool puro, a idade de início do consumo regular de bebidas alcoólicas e a freqüência de consumo intensivo.

Ela é realizada junto à população espanhola, a partir de 15 anos de idade. 

Um dos primeiros pontos que chama a atenção nos resultados da pesquisa é justamente relacionado à idade de consumo.

O vinho é uma bebida consumida, majoritariamente, pela população adulta. Jovens com menos de 24 anos têm menor interesse pelo vinho, dando preferência a outras bebidas alcoólicas. Inclusive (e principalmente), os jovens entre 15 e 18 anos, para os quais o consumo de bebida alcoólica é, sabidamente e sabiamente, proibido. Esse é um ponto marcante da diferença entre o perfil de consumo do vinho, e, por exemplo, o perfil de consumo da cerveja e de coquetéis.

O vinho, apesar de tecnicamente ser uma bebida alcoólica, tem um perfil de consumo bastante parecido com o de alimentos em geral, sendo consumido de forma relativamente homogênea ao longo de toda a semana, na Espanha. Esse é um ponto marcante da diferença entre o perfil de consumo do vinho, e, por exemplo, o perfil de consumo dos destilados.

O vinho é a bebida alcoólica menos associada a comportamentos de consumo de risco, sendo que seu consumo excessivo é muito menor identificado, e acontece particularmente durante o final de semana, aos sábados. Definitivamente vinho não combina com exagero. Vinho pede moderação.

Tudo isso nos leva a crer que o vinho é a bebida alcoólica cujo padrão de consumo se apresenta mais seguro, quando comparado a outras bebidas alcoólicas.

Isso, associado ao conhecido efeito benéfico de pequenas doses de álcool à saúde, associado ao conhecido efeito benéfico do consumo específico de alguns componentes do vinho, como resveratrol, soa muito bem aos nossos ouvidos, não é mesmo?

Mas lembre-se: o consumo de vinho, mesmo que moderado, não é indicado para todas as pessoas. Em alguns casos,  o eventual risco é maior que os potenciais benefícios.

Portanto, na dúvida, sempre consulte um médico.

E saúde!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.