Flavonoide e glaucoma

O que é isso, o que é aquilo, e o que um tem a ver com o outro...

O glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico, relacionada à alta pressão ocular, e é uma das principais causas da perda da visão.

Os flavonoides, por sua vez, são compostos provenientes de plantas, e que se encontram presentes por exemplo no chá verde, no chocolate, e no vinho, principalmente no tinto.

Pois bem. Feita a apresentação, o que um tem a ver com o outro?

Segundo a ciência, muito. Pelo menos é o que dizem dois artigos científicos, ambos publicados recentemente, no  Graefe's Archive for Clinical and Experimental Ophthalmology, veículo alemão, de alcance internacional, especializado no assunto.

 de Singapura

Um dos artigos é fruto do trabalho de cientistas de Singapura, e chama-se Flavonoids and glaucoma: revisiting therapies from the past (Flavonoides e Glaucoma: revisitando terapias do passado).

O artigo conclui que os flavonoides podem ser úteis para manter ou restaurar o campo visual em pacientes com glaucoma e hipertensão ocular, embora não tenha sido constatada nenhuma influência significativa na pressão intraocular dos envolvidos.

Os pesquisadores sugerem que a manutenção ou melhoria do campo visual, após o tratamento com flavonoides, deva-se por uma melhoria na função das células ganglionares da retina, por uma melhoria da capacidade cognitiva, ou mesmo por uma combinação dos dois fatores.

 da Nova Zelândia

O outro artigo, que também abordou o tema, foi escrito por cientistas neozelandeses da University of Auckland. O nome do artigo é The effect of flavonoids on visual function in patients with glaucoma or ocular hypertension: a systematic review and meta-analysis (O efeito dos flavonóides sobre a função visual em pacientes com glaucoma ou hipertensão ocular: uma revisão sistemática e metanálise).

Nesse trabalho, os cientistas mostraram que os flavonoides têm um papel importante na melhoria da função visual em pacientes com glaucoma e hipertensão ocular. Sugere-se que os flavonoides exerçam influência, tanto melhorando a perda do campo visual, como retardando a progressão dessa perda.

Importante ressaltar que ambos trabalhos alertam para a importância de mais estudos sobre o tema.

Mas essa não é a primeira vez que abordamos descobertas científicas que relacionam o mundo do vinho à nossa saúde ocular. Se quiser ler sobre a relação entre o consumo moderado de vinho e uma menor probabilidade de desenvolver degeneração da mácula relacionada à idade, clique aqui.

E saúde!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.