O vinho e um estudo com diabéticos

Uma das questões mais debatidas, em relação aos benefícios do consumo moderado de vinho à saúde, diz respeito ao diabetes. Não há consenso, é certo. Mas veja esse estudo.

Pesquisadores da Ben-Gurion University, em Israel, fizeram um estudo randomizado, de longo prazo, com 224 pacientes de diabetes mellitus tipo 2. 

O diabetes mellitus é hoje um dos maiores problemas de saúde em todo o mundo, e o tipo 2 é a forma mais comum de diabetes, representando cerca de 90% dos casos.

O objetivo da pesquisa realizada por esses cientistas era avaliar os efeitos cardiometabólicos da introdução do hábito de ingestão moderada de vinho em pessoas com diabetes tipo 2.

Os 224 pacientes diabéticos que participaram do estudo estavam com a doença sob controle, e tinham por hábito beber apenas socialmente, no máximo uma vez por semana.

Eles foram divididos, aleatoriamente, em 3 grupos. Um grupo ingeriu 150 ml de água mineral todos os dias durante o jantar, por 2 anos. Um segundo grupo consumiu 150 ml de vinho tinto diariamente no jantar, também por 2 anos. E um terceiro grupo, vinho branco.

Ao final dos 2 anos, o grupo do vinho tinto viu seus índices de HDL (colesterol bom) aumentarem, enquanto diminuíram os índices de colesterol total.

Os participantes do grupo do vinho tinto e também do vinho branco, mas somente aqueles que metabolizam o álcool mais lentamente, tiveram benefícios significativos em seus índices de controle glicêmico: glicemia de jejum, HOMA-IR (que determina a resistência à insulina) e hemoglobina glicada. Aqueles que metabolizam mais rapidamente o álcool no organismo não apresentaram os mesmos resultados.

Os pesquisadores também observaram melhora na qualidade de sono dos grupos de vinho, quando comparados aos participantes do grupo de ingestão de água.

A conclusão à qual os cientistas chegaram, com esse estudo, foi que iniciar uma ingestão moderada de vinho, sobretudo o tinto, é aparentemente seguro para diabéticos com quadros bem controlados, ajudando inclusive a diminuir sensivelmente o risco cardiometabólico dessas pessoas.

Vale ressaltar que esse estudo foi financiado pela European Foundation for the Study of Diabetes (Fundação Europeia para o Estudo da Diabetes), e foi publicado no renomado veículo científico Annals of Internal Medicine.

Mas vale ressaltar, sobretudo, que acima de qualquer estudo deve prevalecer a opinião do seu médico, aquele que conhece o seu caso específico e o seu histórico. Na dúvida, consulte-o.

E, se quiser ler mais sobre a relação entre o consumo moderado de vinho e o diabetes, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.