Fazendo escolhas saudáveis...

Dependendo da quantidade de componentes antioxidantes, uma taça de vinho pode ser, sim, mais saudável que outra. Mas será que é fácil identificar essas diferenças? Vale a pena tentar!

 Mais ou menos amargo?

O sabor amargo que um vinho pode apresentar é consequência dos taninos presentes nas cascas das uvas. Então, amargor é um excelente sinal em um vinho, do ponto de vista dos benefícios à saúde. Para saber mais sobre taninos, clique aqui e aqui.

 Mais ou menos adstringente?

A sensação de adstringência que um vinho pode produzir, em nossa boca, também está relacionada aos taninos da uva. Mas, nesse caso, é consequência dos componentes presentes nos cabos e nas sementes, e não nas cascas. Mas, de qualquer forma, adstringência é sinal, também, da presença de taninos, que são benéficos à saúde. 

 Mais ou menos alcoólico?

Por um lado, sabemos que o álcool produz um benéfico efeito vasodilatador sobre os vasos sanguíneos. Porém, por outro lado, alguns cientistas afirmam que o vinho sem álcool apresenta uma capacidade ainda maior de reduzir os níveis de pressão arterial, do que o vinho normal, com álcool. Se quiser entender a diferença entre vinho sem álcool e suco de uva, clique aqui.

 Mais ou menos escuro?

A antocianina é um composto presente na pele das uvas, um pigmento que dá cor ao vinho. Mas, além disso, antocianinas são flavonoides associados aos benefícios do consumo moderado de vinho, à saúde. Portanto, vinhos tintos mais escuros têm mais antocianinas, e tendem a ser, portanto, mais saudáveis que vinhos tintos mais claros! 

 Mais ou menos ácido?

De novo a antocianina. A acidez marcante, em um tinto, é um dos sinais da presença de antocianinas no vinho. Nesse caso, então, acidez também é ponto a favor da saúde!

 Mais ou menos seco?

Aqui a questão é outra. Vinhos secos são considerados alimentos livres de carboidratos. Portanto, quem faz contagem de carboidratos, em sua dieta, não precisa computá-los. O mesmo não acontece com os vinhos doces, é claro.

 E agora, mais jovens, ou mais velhos?

Surpreendentemente, vinhos jovens tendem a ser mais saudáveis, pois o tempo de envelhecimento de um vinho faz com ele perca, por exemplo, antocianinas. Basta refletir sobre a mudança na cor do vinho tinto, com o tempo...

 Por fim, e por tipo de uva?

Será que dá para identificar qual vinho é mais saudável, sabendo de que uva ele é feito? Sim, Tannat e Malbec tendem a ser mais saudáveis, por exemplo, que Carmenère e Merlot. Para ler mais sobre isso, clique aqui e também aqui.

E um brinde, à nossa saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.