Uma tacinha de vinho, nesse friozinho...

Mal as temperaturas dos termômetros começam a cair, e muita gente já pensa em uma noite com uma tacinha de vinho... Por quê?

Porque o consumo de vinho, ou de outras bebidas alcoólicas, nos dá a sensação de estarmos mais aquecidos.

E isso acontece devido ao efeito vasodilatador do álcool. Os vasos sanguíneos logo abaixo da superfície da pele, quando dilatados, transportam um volume maior de sangue, e com isso, aquecem a pele e sentimos uma certa sensação ou onda de calor, temporária. Também é por isso que, algumas pessoas, quando bebem, ficam com as bochechas rosadas, entendeu?

Então é verdade que o álcool aquece o corpo? Não. Aliás, pelo contrário, o consumo de álcool faz, na verdade, o corpo perder calor. Como assim?

Imagine o nosso sangue, quentinho, circulando em maior volume pelos vasos mais superficiais do corpo, em um ambiente bem frio. Esse sangue, quentinho, vai ficar cada vez menos quentinho, pois o frio ambiente vai agir sobre ele, em um processo de troca de calor, certo?

Uma das defesas do nosso corpo contra as temperaturas baixas é justamente o contrário da vasodilatação: a constrição dos vasos sanguíneos. Ao diminuir o fluxo sanguíneo na pele, mantemos mais alta nossa temperatura interna, quando está frio.

Além disso, aquele aquecimento superficial da pele, aquela onda de calor que citamos lá em cima, promove suor, que diminui ainda mais a temperatura corpórea.

É por isso que, em condições de frio extremo, quando o corpo necessita ser aquecido para evitar a hipotermia e sobreviver, não é aconselhável beber nenhum tipo de bebida alcoólica. Até porque o álcool, nessa situação, reduz a capacidade do corpo de tremer, que é uma reação estratégica natural para tentar manter o calor corporal.

Sendo assim, não faz o menor sentido aquela tradição do cachorro São Bernardo levando, pendurado no seu pescoço, um pequeno barril com bebida alcoólica para que seus donos se aqueçam no meio da neve.

Bom, mas por aqui não estamos falando em situações extremas, certo? Estamos falando naquele friozinho, dentro de casa, com uma boa companhia e uma boa comida.

Essa cena pede um vinho, ou não pede? Vai ou não vai ser bom sentir aquele calorzinho temporário, no rosto?




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.