Pão de vinho

O pão e o vinho dividem, juntos, muitas histórias. Surpreenda-se, com essa receita!

Pão e vinho são alimentos que acompanham o homem há milênios, e estão juntos, inclusive, na simbologia religiosa que carregam consigo.

Nossa sugestão é um pão delicioso, com sabor de vinho, e que vai trazer mais charme para qualquer refeição! 

 Rendimento

2 baguetes pequenas, de 200 g cada

 Ingredientes

.  170 ml de vinho tinto seco
.  2 1/3 xícaras (de chá) de farinha de trigo (280 g)
.  1 envelope de fermento biológico seco (10 g)
.  1 colher (de café) de sal (5 g)

 Modo de Preparo

Em uma vasilha, misture os ingredientes secos, e depois vá colocando o vinho aos poucos, até obter um ponto onde a massa desgrude dos dedos.

Sove a massa até ficar lisa e homogênea.

Deixe a massa descansar, em um local fechado (por exemplo, dentro do microondas) por 30 minutos.

Divida a massa em duas partes, formando duas baguetes. Faça pequenos riscos no topo de cada baguete com uma faca afiada.

Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, e deixar por cerca de 40 minutos.

Dica: a parte externa deve ficar com textura dura, como de casca de pão italiano.

 Harmonização

Essa é uma excelente escolha para deixar uma mesa de frios e queijos ainda mais colorida e apetitosa. Mas esse é um pão tão saboroso, na verdade, que ele pode ser colocado à mesa, em qualquer refeição, para ser beliscado enquanto a comida não chega. Vai fazer o maior sucesso! Principalmente, é claro, se seus convidados estiverem se deliciando com uma boa taça de vinho tinto.

O vinho que nós escolhemos, para essa receita, foi um Tempranillo espanhol da região de Rioja, jovem. Por quê? Pensando em sua cor rubi e no seu caráter frutado. Mas certamente essa receita se adapta muito bem a vários outros tintos secos.

Como sempre, apenas evite usar vinho de baixa qualidade na cozinha. Mas lembre-se que, mesmo assim, é possível encontrar opções com preços muito atrativos! Para ler mais sobre isso, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.