Fondue suíça

Poucas comidas são tão atrativas como fondue. Que tal uma receita tradicional? Agora basta escolher a companhia e um bom vinho! Aproveite nossas dicas de harmonização.

Rendimento 

4 pessoas

Ingredientes: 

.  1 dente de alho cortado ao meio
.  250 ml de vinho branco seco
.  1 colher (de chá) de suco de limão
.  250 g de queijo Emmental ralado
.  250 g de queijo Gruyère ralado
.  2 colheres (de chá) de amido de milho
.  2 colheres (de chá) de água
.  1 pitada de pimenta branca moída
.  1 pitada de noz moscada ralada
.  pão tipo italiano ou baguete, cortado em cubos, para servir 

Modo de Preparo:

Primeiro, passe o dente de alho cortado na parte interna de uma panela de fondue. Para fondues de queijo, utilize panelas de cerâmica ou louça. Largas e rasas, elas possuem mais espaço para mergulhar os alimentos nas misturas de queijos derretidos.

Coloque o vinho e o suco de limão, aquecendo lentamente, até que comecem a borbulhar. Em fogo baixo, acrescente aos poucos os queijos ralados, mexendo sempre, até que os queijos derretam completamente.

Dissolva o amido de milho na água, separadamente, e junte à mistura da panela. Cozinhe por 2 minutos, sempre mexendo, e não deixando que ferva.

Por fim, tempere com a pimenta e a noz-moscada. 

Harmonização:

Por incrível que pareça, os vinhos brancos são muito mais fáceis de harmonizar ao lado dos queijos, do que os vinhos tintos. A salivação é estimulada pela acidez dos brancos, forrando o palato juntamente com a emulsão das gorduras dos derivados do leite. Saiba mais sobre harmonização com queijos, clicando aqui.

Aproveite sua fondue suíça tradicional ao máximo, harmonizando-a com Sauvignon Blanc, Chardonnay ou Riesling. Se não abre mão dos tintos, opte por leves como Beaujolais e Pinot Noir, ou por tintos de médio corpo, como um Merlot ou Shiraz do norte do Rhône.

Como unir os queijos e vinhos de uma mesma região continua sendo uma aposta segura, não se esqueça dos vinhos suíços. Como os brancos secos acompanham bem essa fondue, por que não um suíço, da região de Valais, produzido com a uva Chasselas?




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.