Sopa de cebola

Um dos pratos clássicos da França, a sopa de cebola, é uma boa pedida para restaurar as forças. Acompanhada, então, por um bom vinho, é uma pedida excelente!

Rendimento:

4 porções

Ingredientes:

-  1 pão tipo baguete
-  2 ou 3 cebolas grandes (aproximadamente 700 g)
-  2 colheres (de sopa) de azeite de oliva
-  50 g de manteiga sem sal
-  1 colher (de chá) de açúcar
-  ½ colher (de chá) de tomilho
-  1 copo de vinho branco seco (aproximadamente 150 ml)
-  1 litro de caldo de carne, frango ou legumes (conforme sua preferência)
-  125 g de queijo gruyere ralado
-  Sal e pimenta a gosto
-  Algumas gotas de vinagre, se necessário

 Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 °C.

Corte o pão em fatias grossas (com cerca de 2 cm) e coloque-as em uma assadeira. Asse-as por aproximadamente 20 minutos, até ficarem crocantes e levemente douradas, e reserve.

Enquanto isso, descasque e corte as cebolas em rodelas finas. Aqueça o azeite, acrescente a manteiga e as cebolas. Misture bem e deixe em uma baixa temperatura, mexendo sempre. Quando começar a dourar, adicione o açúcar, sem parar de mexer. Cozinhe as cebolas até que elas cheguem à cor marrom. Isso pode demorar até 40 minutos, mas acredite: paciência é fundamental para o resultado desse prato!

Uma vez que as cebolas estiverem prontas, acrescente o tomilho e o vinho e deixe borbulhar e reduzir pela metade. Em seguida, adicione o caldo. Deixe ferver e cozinhar por cerca de 20 minutos. Verifique o tempero acrescentando sal e pimenta a gosto; se considerar muito doce, coloque algumas gotas de vinagre.

Separe a sopa em porções individuais, cubra cada porção com uma ou duas fatias de pão e espalhe o gruyere por cima, levando para gratinar no forno por cerca de 7 minutos, ou até que fique bem dourado.

 Harmonização:

A tradição francesa sugere um bom vinho branco seco, como Aligoté. Outras opções são Sauvignon Blanc, Pinot Grigio ou Albariño. Mas se você não abre mão de um tinto, a sugestão é Cabernet Franc.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.