Caldo verde português

Um clássico da cozinha portuguesa, essa famosa sopa é uma excelente escolha para os dias de frio: dizem que essa é uma refeição que esquenta o corpo e a alma! Ainda mais se servida com um bom vinho, e em boa companhia!

 Rendimento:

8 pessoas

Ingredientes:

-  2 kg de batata
-  3 litros de água
-  4 gomos de linguiça portuguesa em rodelas
-  1 maço grande de couve-manteiga
-  2 cebolas grandes raladas
-  3 dentes de alho
-  4 colheres (de sopa) de azeite
-  1 colher (de chá) de sal

Modo de Preparo:

Corte a couve-manteiga em fatias bem finas, e reserve.

Descasque as batatas, corte-as em pedaços grandes, e reserve.

Refogue a cebola e o alho no azeite.

Acrescente as batatas, a água, a linguiça, e o sal, e deixe ferver, cozinhando até que as batatas fiquem bem macias.

Retire as batatas, amasse-as com um garfo ou espremedor, e retorne-as à panela.

Acrescente a couve, e deixe cozinhar por 5 minutos antes de servir, com a panela destampada, para que a couve mantenha a cor.

Harmonização:

A harmonização de sopas não é das mais óbvias, às vezes. Nesse caso, a textura do caldo, a crocância da couve, e o sabor marcante da linguiça, devem ser levados em conta para a escolha do vinho. Um bom vinho tinto português da região de Alentejo, não muito encorpado, ou mesmo um Tempranillo, vão fazer esta refeição ainda mais especial.

Mas uma peculiaridade da harmonização de sopas e caldos é a alta temperatura da refeição, que aquece também a cavidade bucal. Vinhos de alto teor alcoólico resistem mais às temperaturas altas, justificando a opção pelos fortificados. Uma boa e surpreendente combinação, nesse caso, seria com um vinho do Porto branco e seco.

Depois de esquentar-se com o caldo e o vinho, um filme e um cobertor parecem bem atrativos...

Para encerrar, se quiser ler mais sobre os vinhos portugueses do Alentejo, clique aqui




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.