Pipoca, vinho e chocolate. Precisa mais?

Quando a gente acha que conhece tudo a respeito de um assunto, basta acrescentar vinho e ver como tudo fica diferente. Até a pipoca!

 Rendimento:

4 pessoas 

 Ingredientes:

Para a pipoca

.  3 colheres (de sopa) de óleo de milho
.  1/2 xícara (de chá) de milho para pipoca

.  OU, um saco de pipoca para micro-ondas (sem sabor)

Para a cobertura

.  1 xícara (de chá) de vinho tinto Pinot Noir
.  3 colheres (de chá) de manteiga sem sal
.  1 xícara (de chá) de chocolate amargo picado

 Modo de Preparo:

Pipoca

Aqueça o óleo em fogo alto em panela tampada, por 1 minuto. Para testar a temperatura, adicione 3 grãos de milho ao óleo quente, tampe, e agite a panela. Quando 2 destes milhos estourarem, pode acrescentar todo o milho, tampar a panela e continuar agitando-a, de tempos em tempos. Quando o intervalo entre o estouro de um milho e outro chegar a 3 segundos, retire do fogo e transfira a pipoca para uma assadeira forrada com papel alumínio. Reserve.

OU, se optar pela praticidade da pipoca de micro-ondas, siga as instruções de preparo da embalagem, e, após pronta,  transfira a pipoca para uma assadeira forrada com papel alumínio e reserve.

Cobertura

Ferva o vinho em uma panela pequena, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 8 minutos. Adicione a manteiga e mexa para incorporar. Mantenha quente.

Leve o chocolate picado no micro-ondas, em potência média, por 1 minuto. Mexa e repita a operação.

Adicione o vinho ao chocolate, aos poucos, e mexendo bem, para que acabe de derreter o chocolate, e a mistura fique homogênea.

Usando uma colher, regue as pipocas com essa calda de chocolate e vinho. Aguarde 5 minutos para que o chocolate seque sobre as pipocas.

Sirva-se!

 Harmonização:

Essa pipoca pode ser servida com o mesmo Pinot Noir utilizado na sua elaboração, ou então, com um vinho fortificado, como vinho do Porto ou Madeira.

Se você é apreciador de bons vinhos, e da boa culinária, gosta de receber amigos e surpreendê-los com o cardápio, está convidado a ler outras receitas, clicando aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.