Macaron recheado de morango ao vinho do Porto

Um clássico francês, que fica ainda mais incrível com um toque de Portugal, direto do Porto... E que fica ainda mais charmoso quando feito em casa, para servir aos amigos...

 Rendimento:

24 unidades 

 Ingredientes:

Para a massa

.  100 g de amêndoa branca moída
.  100 g de açúcar de confeiteiro
.  90 g de clara de ovo em temperatura ambiente (equivalente a 3 claras pequenas)
.  1 pitada de sal
.  100 g de açúcar refinado
.  25 gotas de corante alimentício líquido vermelho ou cor de vinho

Para o recheio

.  200 g de morangos bem picados
.  20 g de gelatina em pó sem sabor
.  50 g de açúcar cristal
.  1 cálice de vinho do Porto

 Modo de Preparo:

Misture bem a amêndoa ao açúcar de confeiteiro, e passe por uma peneira. Reserve.

Bata as claras em neve com uma pitada de sal, num ponto bem firme. Com a batedeira ainda ligada, vá acrescentando o açúcar cristal aos poucos.

Desligue a batedeira e acrescente a amêndoa com açúcar peneirados, incorporando delicadamente. Faça o mesmo com o corante alimentício, acrescentando aos poucos e incorporando com delicadeza.

Coloque a massa dentro de um saco de confeiteiro e faça gotas redondas e baixas, de uns 2 cm de diâmetro, em uma forma forrada com papel manteiga. Deixe espaço entre os macarons, porque eles vão crescer. Se preferir, procure bases próprias para assar macarons, que já vêm inclusive com uma espécie de gabarito.

Deixe descansar por 30 minutos, em temperatura ambiente. Esse tempo de descanso é essencial para que os macarons criem aquela casquinha por fora. Para saber se já está no ponto de ir ao forno, encoste levemente o dedo na superfície de um macaron. A massa não pode colar no dedo.

Asse em forno pré-aquecido a 150°C por 15 minutos, até a parte de cima ficar durinha e brilhante, e a parte de baixo com aquele colar típico do macaron.

Espere esfriar para descolar os macarons do papel manteiga.

Para o recheio, leve ao fogo os morangos com o açúcar, e deixe cozinhar até formar uma geleia. Hidrate a gelatina em pó no vinho do Porto, e acrescente, mexendo bem. Mantenha em fogo baixo por mais 5 minutos, sem parar de mexer. Deixe esfriar antes de rechear e montar os macarons. O ponto certo desse recheio é o de uma geleia bem grossa, para não escorrer.

 Harmonização:

Esses macarons são ideais para serem servidos ao final da refeição, acompanhados de vinho do Porto, ou mesmo com café.

Dica final: prepare na véspera, e guarde os macarons prontos, e já recheados, por 24 horas na geladeira.

Você já imaginou a cara de surpresa dos seus convidados?

Quer ver outras receitas? Clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.