Bolo peladinho rima com vinho...

Até pouco tempo atrás, os lindos bolos de pasta americana reinavam, sozinhos, como os mais desejados. Até chegarem os modernos naked cakes, para dividir esse espaço nos nossos corações...

Se você ficou surpreso, achando esse bolo meio rústico demais, saiba que ele já conquistou seu espaço até em festas de casamentos. Que tal aprender a fazê-lo, então?

 Rendimento:

16 porções

 Ingredientes:

Para a massa de pão-de-ló:

.  7 ovos
.  3 xícaras (de chá) de açúcar
.  3 xícaras (de chá) de farinha de trigo
.  80 g de manteiga sem sal
.  250 ml de leite integral
.  1 colhere (de sopa) de fermento em pó
.  1 colher (de chá) de essência de baunilha
.  1 colher (de café) de sal

Para o creme do recheio:

.  5 gemas
.  300 ml de leite
.  1 colher (de chá) de baunilha
.  1 pitada de sal
.  ½ xícara (de chá) de açúcar
.  1/3 xícara (de chá) de farinha de trigo
.  ¼ xícara (de chá) de amido de milho
.  200 g de manteiga gelada

Para rechear:

Morangos, framboesas, amoras, mirtilos e groselhas

Para decorar:

Açúcar de confeiteiro, opcional

 Modo de Preparo:

Bata as claras em neve. Na velocidade média, acrescente as gemas uma a uma. Na velocidade baixa, acrescente o açúcar peneirado, a manteiga derretida, o leite e a baunilha. Por último, acrescente a farinha, o sal e o fermento, juntos, peneirados.

Utilize duas formas redondas, untadas. Uma de 30 cm de diâmetro, e uma de 25. Asse em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 45 minutos. Faça o teste do palito (que deve sair seco).

Quando os bolos esfriarem totalmente, fatie-os com uma faca grande, para que cada bolo alto vire dois bolos baixos. Se eles estiverem com um topo elevado, retire-o com a faca, pois os bolos devem ficar bem planos, para que possam ser empilhados sem quebrar.

Para fazer o creme, bata as gemas com o açúcar levemente, até ficar mais claro. Adicione o sal, a baunilha, a farinha e o amido de milho, e bata até ficar homogêneo. Acrescente o leite aos poucos, mexendo delicadamente. Leve ao fogo brando, mexendo sem parar, até engrossar. Desligue o fogo e incorpore a manteiga gelada aos poucos, pedaço por pedaço, batendo sem parar.

Para montar o naked cake, intercale as camadas de bolo com o creme, utilizando um bico de confeiteiro. Sobre o creme, entre as fatias de bolo, distribua as frutas a seu gosto, caprichando na decoração.

Para finalizar, se preferir, peneire o açúcar de confeiteiro sobre o bolo.

 Harmonização:

Um vinho de colheita tardia, produzido com Sémillon ou Riesling, vai harmonizar muito bem com a delicadeza desse bolo. Ou então, considere o charme de um Icewine. Se quiser ler mais sobre colheita tardia, clique aqui. E, sobre vinhos de gelo, clique aqui.

Mas não descarte a combinação entre um naked cake e um vinho espumante extra brut. Além de harmônico, elegante.

Moderno, bonito, e muito na moda. E ainda combina com vinho! Quem precisa de mais?




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.