Churros, minis no tamanho, máximos no sabor!

Um doce de origem ibérica, muito consumido na Espanha, mas também no México, na Argentina, e inclusive aqui no Brasil. Feito em casa, com carinho e capricho, fica ainda mais apetitoso. Acompanhado por um bom vinho, passa a ser irresistível...

 Rendimento:

12 unidades 

 Ingredientes:

Para a massa

.  1 xícara (de chá) de água
.  2 ½ colheres (de sopa) de açúcar
.  ½ colher (de café) de sal
.  ½ colher (de chá) de essência de baunilha
.  2 colheres (de sopa) de óleo
.  1 xícara (de chá) de farinha de trigo

Para fritar e decorar

.  óleo de origem vegetal (milho, girassol, canola...)
.  ½ xícara de chá de açúcar
.  1 colher (de chá) de canela em pó

Para servir

.  doce de leite

 Modo de Preparo:

Em uma panela pequena, e em fogo médio, misture a água, o açúcar, o sal, a baunilha e o óleo. Assim que ferver, desligue o fogo e acrescente a farinha, mexendo bem até formar uma pequena bola. Reserve.

Aqueça o óleo para fritar em uma frigideira funda. Para testar o ponto certo, utilize um palito de fósforo, esperando até ele acender, ou utilize um pedaço de pão (o óleo está na temperatura ideal de fritura quando demora 40 segundos para o pão dourar).

Faça as tiras de churros utilizando um saco e um bico de confeitar. Frite-as até dourar e use papel toalha para escorrer o excesso de gordura.

Por fim, passe os churros pelo açúcar e a canela, misturados em um prato fundo.

Sirva ao lado de uma tigela de doce de leite, para mergulhar os minichurros.

 Harmonização:

O doce de leite combina muitíssimo bem com vinhos de colheita tardia, frutados e encorpados. Procure aqueles produzidos à base de Riesling, Moscatel, Semillon, Sauvignon Blanc, ou Chardonnay. Se quiser ler sobre colheita tardia, clique aqui.

Outra sugestão interessante, inclusive pela peculiaridade, é escolher um Icewine nessa harmonização. Para conhecer mais sobre vinhos de gelo, clique aqui.

Essa receita é excelente para servir como sobremesa, após uma refeição entre amigos. Mas também é uma grande dica para o meio da tarde, no final de semana, com um bom filminho... Que tal?




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.