Tábua de frios e vinho, uma dupla perfeita!

Receber amigos bem não exige prática nem tão pouco habilidade. Bastam criatividade e capricho. Uma excelente opção, nessa hora, é montar uma tábua de frios, e servir um bom vinho!

Considere aproximadamente 200 gramas de frios e queijos, somados, por pessoa, sem contar os ingredientes usados na decoração da tábua, os pães, e quem sabe uns patezinhos...

 Rendimento:

6 pessoas

 Ingredientes:

Frios e queijos:

.  150 g de presunto cozido
.  150 g de presunto cru
.  150 g de peito de peru defumado
.  150 g de lombinho
.  150 g de salame
.  150 g de brie ou camembert
.  150 g de gruyère, emmental ou gouda
.  100 g de parmesão ou provolone
.  50 g de gorgonzola ou roquefort

Para decorar a tábua e a mesa:

.  azeitonas verdes e pretas
.  uvas de diferentes cores

 Modo de Preparo:

Deixe para montar próximo à hora de servir.

Dobre, enrole ou amasse as fatias individualmente, para facilitar na hora das pessoas se servirem. Ninguém gosta de passar o aperto de tentar soltar uma fatia da outra, sem perder a elegância...

Disponha as fatias sobre um prato grande, uma travessa rasa, ou até mesmo sobre o verso de uma tábua de madeira. Utilize sua imaginação!

 Harmonização:

Com tanta variedade de sabores, servidos lado a lado na tábua, é difícil crer que um único vinho harmonizará com todos. Mas o interessante dessa escolha é que são muitas as alternativas que podem dar certo, nesse caso.

Nossa sugestão é um vinho italiano, preferencialmente produzido com a uva Primitivo, que harmonizado com esse cardápio, vai encantar a todos os paladares. Um leve Sangiovese, ou um potente Nebbiolo, também podem ser incríveis combinações.

Mas esse talvez seja um dos cardápios mais versáteis, de todos! Pode ser servido com um branco à base de Chardonnay? Pode, e ficará ótimo. Pode ser servido com um espumante seco, branco ou rosé? Pode, e ficará ótimo. Pode ser servido com vinho fortificado, como aquele produzido na Ilha da Madeira? Pode, e ficará ótimo. Incrível, não é mesmo?

Uma noite regada a vinho, com essa tábua de frios, bons amigos e boa conversa. Quem precisa de mais?

Se quiser ler sobre a uva Primitivo, que sugerimos na harmonização, clique aqui. Ou então, para ler sobre Primitivo di Manduria, uma denominação de vinhos notoriamente elegantes, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.