Bolinho de bacalhau

Um símbolo da culinária e da cultura portuguesa. Uma delícia. E um bom motivo para um bom vinho, com amigos.

Falando em vinho, nessa receita, testada e aprovada, um toque de vinho do Porto!

 Rendimento:

6 pessoas

 Ingredientes:

.  600 g de bacalhau
.  600 g de batata
.  50 ml de vinho do Porto branco
.  1 cebola grande picada
.  2 dentes de alho picados
.  1 ramo de salsinha picada
.  4 ovos
.  2 folhas de louro
.  sal a gosto
.  pimenta a gosto
.  noz-moscada a gosto
.  óleo para fritura

 Modo de Preparo:

Dessalgue o bacalhau, da maneira que preferir. Uma sugestão? Deixe-o de molho em água fria, sem cobrir, por 24 horas, trocando a água algumas vezes nesse período. Para ver se ficou no ponto, experimente uma lasquinha. Ele não pode estar excessivamente salgado, nem totalmente sem sal.

Cozinhe as batatas com a casca para que não absorvam tanta água. Depois descasque-as e amasse-as. Reserve.

Cozinhe o bacalhau em água fervente com as folhas de louro, por 15 minutos no fogo baixo. Escorra o peixe, retire a pele e as espinhas, separe-o em lascas coloque-as dentro de um pano limpo, esfregando, para desfiar bem.

Em uma tigela grande, misture o bacalhau desfiado, o purê de batatas, o vinho do Porto, a cebola, o alho, a salsinha, o sal, a pimenta e a noz-moscada. Adicione os ovos, um a um. A massa tem que estar maleável e firme. Se estiver muito quebradiça, acrescente mais um ovo.

Molde os bolinhos com a ajuda de 2 colheres de sopa. Frite em óleo bem quente, virando os bolinhos para que dourem por igual. Escorra em papel toalha para absorver a gordura.

 Harmonização:

A riqueza desse bolinho pede a combinação com vinhos de acidez mais acentuada. Sirva-os como aperitivo, na companhia de um Vinho Verde, branco ou rosé, ou mesmo de um espumante seco. Para ler sobre Vinhos Verdes, clique aqui.

E, se quiser finalizar sua leitura, com um artigo contando mais sobre o bacalhau, sua ligação com Portugal e também com a Páscoa, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.