Cannoli tradicional siciliano

Essa é um dos doces mais tradicionais da Itália. E o que era um doce típico da época do carnaval siciliano, acabou se tornando um clássico que se encontra durante todo o ano!

Você pode, é claro, comprar os canudinhos prontos, até mesmo naquele formato de cone, mais fáceis de encontrar, e apenas recheá-los. Mas, se quiser seguir a receita toda, terá a satisfação de provar um cannoli bem típico, preparado com Marsala entre os ingredientes da massa.

Se quiser saber mais sobre esse vinho, Marsala, clique aqui.

 Rendimento:

4 unidades

 Ingredientes:

Para a massa

.  200 g de farinha de trigo
.  20 g de manteiga sem sal
.  20 g de açúcar
.  1 ovo
.  2 colheres (de sopa) de Marsala
.  óleo para fritar

Para o recheio

.  400 g de ricota
.  200 g de açúcar
.  1 colher (de sopa) de leite
.  1 pitada de canela em pó
.  1 colher (de café) de essência de baunilha

Para a montagem

.  pistaches picados para decorar
.  açúcar de confeiteiro para polvilhar

  Modo de Preparo:

Primeiro prepare a massa. Derreta a manteiga, misture com o açúcar, a farinha, o ovo e o Marsala, até obter uma massa firme. Abra a massa em uma superfície com farinha, e corte discos de aproximadamente 10 cm de diâmetro.

Para montar os canudos, é necessário utilizar formas para cannoli, ou tubos de metal que exerçam a mesma função. Unte as formas com óleo. Enrole o disco em volta do tubo, e feche a emenda pincelando clara de ovo.

Frite cada canudo em óleo quente até dourar. Desenforme após esfriar, e reserve.

Para preparar o recheio, junte todos os ingredientes e passe pelo processador, para que fique bem homogêneo. Recheie os canudos com a ajuda de um saco de confeiteiro, somente na hora de servi-los, para a massa não amolecer.

Decore as pontas do cannoli com os pistaches picados, e decore o corpo do canudo polvilhando açúcar de confeiteiro. 

 Harmonização:

Esse delicado doce merece um vinho à sua altura. O ideal seria um vinho de sobremesa Passito da Sicília, ou um fortificado Marsala Ouro, também doce e também da Sicília. Na ausência deles, nossa sugestão é um bom colheita tardia de sua preferência.

Uma dica final: o recheio pode ser ainda mais incrementado, se você quiser, misturando 200 gramas de gotas de chocolate meio amargo ao creme de ricota já pronto.

Bom apetite!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.