Pavlova de Natal

Essa é uma sobremesa parecida com o nosso merengue. Mas é tradicional da Austrália e da Nova Zelândia, e seu nome é uma homenagem à bailarina russa que viajou o mundo encantando o público com a sua arte, Anna Pavlova (1881 – 1931).

Tanto os australianos como os neozelandeses reivindicam para si a invenção desse doce. Outra teoria diz que essa receita foi criada pelo renomado chef francês Auguste Escoffier (1846 – 1935).  Mas, deixando para lá essa briga, nosso convite é para que você siga a receita, e aproveite a sobremesa de Natal mais deliciosa que você já viu!

Um detalhe que faz toda a diferença: a receita leva Cognac, destilado de uva “parente” do vinho. Para ler mais sobre Cognac, clique aqui.

 Rendimento:

6 pessoas

 Ingredientes:

Para o suspiro

.  4 claras em temperatura ambiente
.  1 pitada de sal
.  250 gramas de açúcar
.  2 colheres (de sopa) de amido de milho peneirado
.  1 colher (de chá) de vinagre de vinho branco

Para a calda de framboesas

.  125 gramas de framboesas
.  suco de ½ limão siciliano
.  ¼ xícara (de chá) de açúcar
.  1 colher (de chá) de Cognac

Para decorar

.  500 ml de creme de leite fresco
.  2 colheres (de sopa) de açúcar
.  framboesas e cerejas
.  folhas de hortelã

 Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno na temperatura mais baixa. O ideal é a 120°C, mas se o mínimo do forno for superior, entre 150 e 160°C, não há problema.

Coloque uma folha de sulfite sobre um papel manteiga, e desenhe dois círculos, um dentro do outro, de 22 e de 13 cm de diâmetro, para marcar o papel manteiga. Coloque o papel manteiga dentro de uma forma, e reserve.

Bata os ingredientes do suspiro na batedeira, até formar picos e ficar firme.

Utilizando duas colheres ou um boleador de sorvete, coloque o suspiro em porções, no anel formado entre os dois círculos. Por cima, faça uma segunda camada de porções de suspiro. 

Leve o suspiro ao forno por 2 horas (a 120°C) ou por 1,5 hora (a 160°C). Não abra o forno nem durante esse tempo, nem depois, enquanto não estiver completamente frio, para não quebrar o suspiro.

Enquanto assa, bata os ingredientes da calda de framboesas no liquidificador, e reserve. Bata na batedeira o creme de leite fresco com o açúcar em ponto de chantilly, e também reserve.

Quando o forno esfriar, cubra o suspiro com o chantilly, depois com a calda de framboesas. Decore com as frutas e com as folhas de hortelã. Pronto, feliz Natal!!!

 Harmonização:

Essa sobremesa fica ainda mais interessante e festiva, quando servida com uma taça de espumante seco. Você não vai acreditar!

E, já que o assunto é Natal, que tal uma receita de rabanada, com vinho do Porto? Para ler, clique aqui.

 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.