Taralli doce

Uma tradição do sul da Itália, taralli são biscoitos que podem ser preparados, também, na versão salgada.

A história desse biscoito está relacionada ao aproveitamento de restos de massa de pão, enriquecidos com banha, para servir de alimento à população mais pobre, nas tabernas, ao lado do vinho.

Os nomes dessa especialidade variam, podendo ser chamada de taralli, taralle, tarallo, tarallino...

E, como a maioria das receitas típicas, são muitas as variações encontradas, em cada região, e em cada família. Há receitas que levam licor de anis, baunilha, erva-doce, mel, amêndoa, etc. Também variam a fonte de gordura, podendo ser banha de porco, manteiga, ou azeite de oliva.

Na receita que preparamos, o vinho dá um sabor especial a essa delícia. Principalmente se utilizar o Marsala! Mas o Marsala pode ser substituído pela mesma quantidade de um vinho branco seco da sua preferência. Se quiser ler sobre Marsala, um vinho fortificado muito utilizado na Itália para fins culinários, clique aqui.

 Rendimento

30 unidades.

 Ingredientes

Para os biscoitos

.  3 xícaras (de chá) de farinha de trigo
.  2 colheres (de chá) de fermento em pó
.  1 colher (de chá) de sal
.  ½ xícara (de chá) de açúcar
.  1 ovo grande
.  ½ xícara de chá de azeite extravirgem
.  ½ xícara de chá de vinho branco ou Marsala
.  raspas da casca de 1 laranja

Para a cobertura - opcional

.  2 colheres (de sopa) de leite
.  1 colher (de sopa) de suco de laranja
.  1 xícara (de chá) de açúcar de confeiteiro

 Modo de Preparo

Aqueça o forno a 190°C.

Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o sal e as raspas de laranja. Reserve.

Em outra tigela, misture o açúcar e o ovo, misturando bem. Acrescente o azeite e o vinho, e lentamente, adicione a mistura da farinha.

Para fazer o biscoito no formato típico da Itália, modele a massa em um rolo de mais ou menos 1cm de espessura. Corte esse rolo em pequenos rolinhos de aproximadamente 7cm de comprimento, faça um anel, e pressione com o dedo para selar as pontas.

Leve ao forno em uma assadeira forrada com papel manteiga untado. Asse por 15 a 20 minutos, e deixe os biscoitinhos esfriarem completamente, de preferência apoiados em uma grelha.

Caso tenha optado pela cobertura, prepare o glacê misturando todos os ingredientes, e mergulhe ou pincele os biscoitinhos nessa mistura.

 Harmonização

Nossa sugestão é um fortificado Marsala. Mas, se tiver utilizado outro vinho na receita, sirva-o para acompanhar os biscoitinhos. Ou então, escolha um vinho ligeiramente frisante, que também será uma ótima ideia. E, se quiser realmente respeitar os costumes antigos dos italianos, mergulhe os taralli na taça de vinho!

Uma curiosidade? Taralli é uma tradição italiana nas festividades, como aniversários, Natal e Páscoa. Então, fica aqui a dica...




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.