Polvo do Chef

Esse é daqueles pratos que aparentam ser elaboradíssimos, dificílimos de fazer, coisa de profissional. Mas, na verdade, dá para fazer, sem nenhum medo. E é bem rápido, em meia hora fica pronto. Vá em frente, e impressione a todos!

 Rendimento

2 pessoas.

 Ingredientes

.  6 tentáculos (de tamanho médio) de polvo
.  1 cebola roxa
.  1 tomate grande
.  3 dentes de alho
.  2 batatas médias
.  1 colher rasa (de chá) de páprica picante
.  ½ xícara (de chá) de alho-poró picado
.  200 ml de vinho branco seco
.  sal a gosto

 Modo de Preparo

Em uma panela de pressão, coloque a cebola roxa cortada ao meio, com as faces cortadas viradas para baixo, e os tentáculos de polvo. Feche a panela com apenas esses dois ingredientes (sem acrescentar nem mesmo água). Depois que pegar pressão, conte 7 minutos e desligue o fogo. Só abra a panela quando a pressão sair.

Enquanto isso, sem tirar a casca, corte as batatas em fatias de 1 cm de espessura. Espalhe as fatias sobre um prato e leve ao microondas em potência máxima por 10 minutos.

Transfira o conteúdo da panela de pressão para uma panela larga, e acrescente o alho, cortado em fatias bem finas, o alho-poró picado, a páprica, o vinho e o tomate, fatiado a 0,5 cm de espessura. Coloque o fogo no máximo, mexendo até levantar fervura. Nesse ponto, incorpore as batatas. Acrescente o sal. Vá mexendo delicadamente, para reduzir o líquido até formar um molho espesso, o que deve demorar pelo menos uns 10 minutos.

Na hora de servir, monte os pratos com as batatas por baixo, e os tentáculos por cima.

 Harmonização

Sirva esse prato com o mesmo vinho branco utilizado na receita, que pode ser o da sua preferência. Nós recomendamos Sauvignon Blanc, Vinho Verde ou até mesmo um aromático Gewürztraminer. Se quiser ler mais sobre essa uva, clique aqui.

Quem disse que fazer polvo é uma coisa do outro planeta? Viu como dá para ser simples?




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.