Sabe o que é perlage?

Você já deve ter se deparado com esse termo, se é um amante de vinhos, e principalmente, de vinhos espumantes. Então, que tal entendê-lo melhor?

As sensações do vinho são descritas, em geral, por analogias. Sabemos que o vinho não é feito a partir de cerejas, pêssegos, tabaco..., mas utilizamos essas associações para expressar os aromas de um vinho, por semelhança.

Da mesma maneira, analisamos as impressões visuais que temos de um vinho. Nesse caso específico, estamos falando dos vinhos que possuem efervescência.

Olhando atentamente, as borbulhas do vinho espumante assemelham-se a pequenas pérolas (piccole perle em italiano, ou petites perles em francês). Daí surge o nome perlage, que seria equivalente a uma coleção de pérolas.

No mundo do vinho, perlage refere-se ao rastro, ou à cadeia, de borbulhas que sobe do fundo da taça em direção à superfície.

Ao analisar a perlage de um vinho espumante, entende-se que borbulhas pequenas, numerosas, contínuas e duradouras são um indicativo de boa qualidade, e em geral aparecem em vinhos considerados mais cremosos. Porém, na verdade, essas são características que indicam, principalmente, o método de produção.

Em espumantes produzidos pelo método Tradicional, ao exemplo de Champagne, a perlage tende a ser dessa maneira. Já em espumantes elaborados segundo o método Charmat, por exemplo, a perlage tende a ser formada por borbulhas maiores e mais evidentes.

Mas outros fatores também interferem na perlage de um vinho espumante. Um espumante mais envelhecido tende a ter perlage menos duradoura. Se a taça estiver úmida, serão formadas menos borbulhas. Se a diferença de temperatura entre a taça e o vinho for muito alta, forma-se muita espuma, e as borbulhas tendem a ser maiores.

Se quiser ler mais sobre as diferenças entre os métodos Tradicional ou Charmat, clique aqui. Ou então, se quiser ver um panorama de diversos métodos de produção de vinhos espumantes, clique aqui.

Por fim, uma curiosidade: o termo perlage, amplamente usado, por exemplo, por italianos, não costuma ser utilizado por franceses, que referem-se eventualmente, ao que chamamos de perlage, como collier de perles, ou seja, como um colar de pérolas. Poético, não é mesmo? 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.