5 passos para desenvolver seu olfato

As pessoas são diferentes entre si. Já percebeu como algumas pessoas, naturalmente, têm o olfato apurado? Se esse não for o seu caso, saiba como desenvolver esse sentido!

Salvo algumas raras exceções, todos nós temos a capacidade inata de sentir cheiros e aromas, e identificá-los. Nossos receptores olfativos estão aí para isso mesmo, afinal de contas!

Listamos, aqui, 5 passos que vão ajudá-lo a treinar seu nariz, e seu cérebro, para fazerem de você um “melhor cheirador”!

 Aproxime seu nariz do mundo, e o mundo do seu nariz

Assim como a gente olha de perto, e muitas vezes “olha com as mãos”, a primeira dica é “olhar com o nariz”! Chegando mais perto da fonte emissora de um cheiro, fica mais fácil percebê-lo, até porque o calor do ar que expiramos evidencia o aroma do que estiver por perto.

Ou seja, fareje o mundo. Só assim se aprende a identificar o cheiro da chuva, ou a diferenciar o cheiro de uma rosa, do cheiro de uma orquídea. Ou o aroma de uma especiaria da outra.

 Aspire o ar com vontade

Quanto maior a força da nossa inalação, maior a quantidade de ar, contendo moléculas de odor, que consegue chegar até os nossos receptores olfativos.

 Descanse seu nariz entre um cheiro e outro

Depois de uma boa entrada de ar carregado de aromas, os receptores olfativos fecham-se temporariamente. Então, dê um pequeno intervalo, antes de uma nova rodada de cheiros. Dê um tempo para o seu nariz...

 Preste atenção aos aromas

Cada vez que perceber um cheiro, dê-lhe a devida atenção. Dedique um pouco do seu tempo a esse aroma. Tente identificar de onde ele vem. Em que outras ocasiões você já o sentiu. Tente nomeá-lo.

 Treine, treine, treine

Tudo na vida depende de dedicação. Não espere desenvolver seu olfato da noite para o dia, apenas pela graça divina...! Treine, e quando menos perceber, você estará inconscientemente identificando uma quantidade muito maior de cheiros ao seu redor. E a degustação de um vinho se tornará uma experiência ainda mais prazerosa, acredite!

Se quiser ler um pouco sobre as diferenças entre o olfato de cada pessoa, clique aqui. Ou então, para saber quantos aromas um ser humano pode distinguir, clique aqui.

E, para encerrar, se quiser outras dicas de como praticar seus sentidos, para ser um bom degustador de vinhos, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.