Cada um com seu olfato

Sabe aquela hora que alguém diz: “Esse vinho tem notas de pêssego!”, mas a última coisa que você está conseguindo sentir é esse aroma? Veja como a ciência explica... Um estudo que acaba de ser publicado na Nature Neuroscience trata exatamente disso.

O genoma humano contém cerca de 800 genes receptores de odor, sendo metade deles pseudogenes (não funcionais), e metade deles, intactos e funcionais.

Cada ser humano tem, portanto, cerca de 400 genes receptores intactos de odor, ou seja, 400 tipos diferentes de sensores especializados, que trabalham em conjunto para detectar uma grande variedade de odores.

"Entender como esta enorme variedade de receptores codifica os odores é uma tarefa desafiadora", diz o biólogo molecular, PhD, e principal autor do estudo, Joel Mainland.

Usando um sofisticado modelo matemático para analisar os resultados, os pesquisadores concluíram que os receptores olfativos, de quaisquer dois indivíduos, diferem em mais de 30%, de uma pessoa para outra.

Isto significa que, comparando dois indivíduos escolhidos aleatoriamente, cerca de 140 dos 400 receptores olfativos de cada um, serão diferentes, entre um e outro, na forma de responder às moléculas de odor.

Isso acontece porque existem diferenças na sequência de aminoácidos que formam cada um dos 400 receptores.

Os pesquisadores foram além, e tentaram entender como a diferença em um único receptor afeta a percepção de odor, já que 140 deles são diferentes, de uma pessoa para outra.

Para essa fase, os cientistas escolheram pessoas com diferenças em um receptor olfativo conhecido como OR10G4. A pesquisa concluiu que a variação nesse receptor afeta a maneira como as pessoas percebem o odor de um determinado composto orgânico chamado guaiacol, normalmente associado à cheiro de fumaça. A variação dessa percepção deu-se em relação à intensidade do odor, e ao prazer associado a ele.

Então, essa é uma das explicações do porquê as pessoas sentem os aromas, inclusive dos vinhos, de maneiras tão diferentes.

Depois dessa, nunca mais se lamente quando não reconhecer o aroma de lascas de lápis recém-apontado, que alguém jura ser típico de um Cabernet Franc...




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.