Todos os caminhos levam ao vinho

Ainda somos poucos, mas somos, cada vez mais, em maior número. Quem somos nós? Os brasileiros que apreciam um bom vinho...

O consumo per capita de vinho, no Brasil, ainda é muito baixo, mas é notório o fato de que, aos poucos, o consumo moderado de vinho é um hábito que está sendo incorporado por uma parcela dos brasileiros.

E esse novo consumidor percorre alguns caminhos:

O caminho geográfico – seguindo o mapa

Os novos consumidores brasileiros iniciam sua jornada pelo mundo dos vinhos consumindo, em geral, rótulos nacionais. E, sua primeira empreitada pelos rótulos internacionais dá-se dentro da América Latina, com os vinhos chilenos e argentinos, de qualidade reconhecidamente alta e de preços mais atrativos.

Em um segundo momento, ao adquirir mais confiança, esse degustador experimenta países com longa tradição na cultura de vinhos, como Itália, França, Espanha e Portugal.

E, conforme sua curiosidade vai crescendo, o novo apreciador de vinho se dispõe a consumir vinhos de outros países produtores, principalmente se tiver informação precisa e segura sobre o que está levando, conhecendo os vinhos australianos, neozelandeses, sul-africanos, americanos..., até se sentir seguro para conhecer destinos mais “exóticos”, como os vinhos da Eslovênia ou do Líbano.

Esse caminho é bem extenso, e também bastante profundo, pois dentro de cada país há diversas regiões e terroirs. Para se ter uma ideia, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho cataloga mais de 1.700 denominações de origem.

O caminho da natureza – de uva em uva

As uvas internacionais de nomes mais conhecidos, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Chardonnay e Sauvignon Blanc, costumam abrir a porta do mundo dos vinhos finos, para a maioria dos novos consumidores. Mas, quando chegam aos rótulos do Chile e da Argentina, invariavelmente degustam, também, Carmenère e Malbec.

Depois começam a conhecer nomes como Primitivo, Tempranillo, Shiraz, Pinotage... E aí descobrem que esse caminho é muito, mas muito longo, mesmo. Afinal, existem mais de 10.000 variedades viníferas no mundo! 

O caminho financeiro – para não correr muitos riscos

Novos consumidores tendem a optar por vinhos de preços mais acessíveis, enquanto rótulos mais caros costumam ser adquiridos somente por quem já possui algum conhecimento e experiência.

De toda a maneira, mesmo consumidores experientes e com maior poder aquisitivo costumam degustar vinhos de preços mais acessíveis no dia a dia, deixando rótulos mais caros para ocasiões especiais.

E é sempre importante ressaltar que preço alto não é sinônimo, necessariamente, de qualidade, nem vice-e-versa. Mas, se quiser entender o que pode levar um vinho a ser mais caro ou mais barato, clique aqui.

Esteja você em um caminho ou em outro, ou em todos, desejamos na verdade é que você esteja aproveitando o passeio, e desfrutando vinhos interessantes, em momentos prazerosos!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.