Quantos aromas eu posso sentir?

Quantos estímulos de odor um ser humano pode distinguir? Dez, cem, ou mil? A Revista Science acaba de publicar um estudo sobre o tema. E o número é muito maior do que se imaginava...

As estimativas, até então, apontavam para um total de 10.000 cheiros diferentes, perceptíveis pelo olfato humano. Mas especialistas no assunto suspeitavam, por uma série de razões, que a nossa capacidade olfativa pudesse ser maior do que isso...

Pesquisadores da Rockefeller University, de Nova York, uniram-se para desvendar esse mistério.

O estudo envolveu 26 participantes voluntários, de 20 a 48 anos, todos leigos no assunto, e sem treinamento especial. Nenhum especialista em vinhos ou em perfumes, por exemplo.

Os cientistas utilizaram 128 moléculas odoríferas em diferentes e únicas combinações. Assim, foram produzidos diversos aromas, como resultado da mistura de 10, 20 ou até mesmo 30 dessas moléculas.

A pesquisa apontou para uma estimativa de quantos aromas distintos um nariz humano pode detectar, e o resultado é impressionante: 1.000.000.000.000. Um TRILHÃO de aromas!

Esse estudo ajuda a ciência a evoluir no desafio de entender como o nariz e o cérebro trabalham em equipe, para processar odores.

Esse estudo desmistifica a ideia de que o olfato não é um sentido tão apurado, assim, na espécie humana. 

E esse estudo nos ajuda a entender melhor, e até mesmo a aceitar melhor, quando alguém insiste em identificar aromas de eucalipto no Cabernet Sauvignon, ou de banana em um Beaujolais!

Segundo os pesquisadores, a capacidade individual de perceber diferentes aromas varia muito de pessoa para pessoa. E, mesmo o “cheirador” menos bem-sucedido nesse estudo, teria sido capaz de distinguir 80 milhões de diferentes aromas!

Até porque, cada ser humano possui cerca de 400 receptores olfativos, mas duas pessoas aleatoriamente escolhidas não possuem os mesmos receptores. E essa é uma das explicações do porquê as pessoas sentem os aromas, inclusive dos vinhos, de maneiras tão diferentes. Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

É incrível pensar na capacidade potencial do corpo humano. É incrível pensar no quanto a natureza é poderosa, e surpreendente.

E pensar sobre tudo isso, tentando identificar diferentes aromas enquanto degustamos um bom vinho, fica melhor ainda... Que tal?




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.