Um pouco mais sobre taninos...

Para que um vinho tinto envelheça com qualidade, um dos segredos é o seu conteúdo de taninos. Assim como vinhos brancos precisam de acidez na juventude para ganharem longevidade, os tintos precisam de taninos.

Esses componentes atuam como uma espécie de conservante, capaz de prolongar a vida de grandes vinhos, aqueles que desenvolvem-se com a idade.

Quando o objetivo de um enólogo, ao produzir determinado vinho, é que ele seja capaz de envelhecer por anos, ou por décadas, o profissional fica atento à quantidade necessária de taninos para esse fim.

E de que maneira o enólogo maneja o processo, para somar taninos?

 Pela escolha da uva. Variedades de casca mais grossa, e de maior número de sementes, possuem, naturalmente, mais taninos. Cabernet Sauvignon, Nebbiolo e Tannat são bons exemplos disso. Pinot Noir, Cabernet Franc e Grenache, por sua vez, possuem menos taninos.

 Pelo método de vinificação. Quanto maior for o tempo de contato do mosto com as cascas, sementes e caules da uva, mais taninos serão extraídos para o vinho. Se o enólogo deseja mais taninos, trabalha com um período maior de maceração.

 Pela passagem em madeira. O carvalho fornece taninos diferentes dos taninos da uva, que ajudam também a estabilizar a cor do vinho. E, quanto mais novo o barril, mais taninos são transmitidos ao vinho. Vale ressaltar que a influência da madeira não se dá somente pelo armazenamento em barris. Para saber mais sobre isso, clique aqui.

Devemos entender, então, que quanto mais tanino, melhor o vinho? Não. Não necessariamente. Existem excelentes vinhos que são, propositalmente, pouco tânicos. Por exemplo, os charmosos Beaujolais, e a maioria dos Pinot Noir.

Aliás, o excesso de taninos em um vinho caracteriza um problema. Vinhos excessivamente tânicos são considerados duros. Um dos desafios do enólogo é produzir vinhos com taninos macios e palatáveis.

E um dos nossos desafios é conhecer cada vez mais sobre esse assunto.

Então, se quiser continuar lendo sobre taninos, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.