Não existe um vinho para todos os gostos

Como bem disse Nelson Rodrigues, em outro contexto, é claro, “Toda unanimidade é burra”. Já imaginou, em um mundo tão diverso quanto o do vinho, se todos gostassem exatamente da mesma coisa? Certamente, aí sim seria um motivo para preocupação, e para discussão.

Não é apropriado afirmar que a preferência por determinado estilo de vinho depende da expertise de quem o degusta. Se fosse assim, todos os especialistas, por exemplo, teriam a mesma opinião, o que não é fato.

Um bom exemplo de discordância, mesmo entre profissionais que dedicam sua vida a entender a arte da produção de vinhos, são os Cabernet Sauvignon da Califórnia.

Há quem considere que esses vinhos estão em seu melhor momento, com os produtores dando preferência a uvas bem maduras, que consequentemente produzem vinhos menos ácidos e mais alcoólicos, e dando preferência, também, ao uso de carvalho novo. Os taninos desses vinhos são considerados, por alguns, como ricos e equilibrados.

Pois bem. Outros especialistas, tão qualificados quanto os anteriores, julgam que esses mesmos Cabernet Sauvignon californianos simplesmente se perderam, entrando em uma espécie de colapso. Dizem que esses vinhos já foram muito melhores, antes dessa tendência de produção. Que atualmente são excessivamente alcoólicos e tânicos.

E aí, quem está certo ou errado? Pergunta errada. A pergunta correta é: há certo e errado? E a resposta é: não.

Ser mais ou menos conhecedor de vinho não leva ninguém a um caminho pré-determinado. Uma pessoa pode preferir leves Pinot Noirs aos Cabernet Sauvignons, simplesmente por uma questão de gosto pessoal, associado a características individuais do seu palato, e não necessariamente ao seu nível de conhecimento.

Não se intimide portanto, com o fato de preferir, por exemplo, um espumante demi-sec em vez de um extra brut, mesmo se a maioria em sua volta acreditar em um falso consenso de que o teor de açúcar residual por litro, em um vinho espumante, define sua qualidade.

Um brinde à diversidade de vinhos! Um brinde à diversidade de paladares! Um brinde à diversidade de opiniões!

E, se quiser ler mais artigos da seção "degustando", clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.