Casamentos perfeitos!

Sabe aqueles casais que, só de ver, a gente sabe que foram feitos um para o outro? Pois é, eles também existem no universo do vinho!

 Pinot Noir e Borgonha

Essa uva, nessa região, produz alguns dos mais lendários vinhos do mundo inteiro! Pinot Noir é delicada e difícil de cultivar, mas encontrou a perfeição na Borgonha. Contudo, há quem diga que, se não for para degustar um Grand Cru, ou um Premier Cru, você pode sair tranquilamente da Borgonha, e se aventurar pelo Pinot Noir produzido em outras regiões e países...

 Gamay e Beaujolais

Esse é um casamento tão incrível, que a própria uva é reconhecida pelo nome Gamay Beaujolais, sinônimo aceito pela OIV. Em Beaujolais, venceu-se o preconceito contra essa cepa, tida como extremamente produtiva, característica que pode gerar vinhos diluídos e sem graça. Não em Beaujolais.

 Tempranillo e Rioja

Uma cepa que amadurece rapidamente. Por isso, pode ser plantada em regiões mais frias. Os melhores exemplares do mundo vêm de Rioja Alta, de vinhedos com altitude entre 400 e 500 m acima do nível do mar, virados para o Atlântico, plantados em solos áridos e pedregosos.

 Sangiovese e Chianti

A Toscana, mais especificamente Chianti, é o coração da Sangiovese, uma uva de difícil cultivo. Trata-se de uma uva de pele fina e delicada, mas que precisa de mais tempo na videira até amadurecer. Um desafio, que os produtores da região entendem como ninguém.

 Nebbiolo e Barolo

Essa uva, que brota rápido e demora a amadurecer, precisa de solos bem drenados e muita exposição ao Sol, tudo o que ela encontrou no Piemonte, nos arredores do vilarejo de Barolo. Muito sensível às variações de solo e clima, acaba nem sendo muito cultivada em outras localidades...

 Primitivo e Manduria

Foi lá na Puglia, em volta da cidade italiana de Manduria, que a uva Primitivo (nos Estados Unidos conhecida como Zinfandel) encontrou as condições necessárias para conquistar o mundo, com um vinho excepcional. Essa cepa amadurece precocemente, e exige cuidado e experiência por parte do produtor. Coisas que não faltam em Manduria.

Como você deve ter percebido, todos esses casamentos estão baseados no conceito de terroir... Quer ler mais sobre esse assunto? Clique  aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.