Enologia, com nanociência

Sabe aquela deliciosa sensação de secura que o vinho causa na nossa língua? A ciência está trabalhando por ela.

Na Dinamarca, uma doutoranda da Aarhus University, chamada Joana Guerreiro, lidera um trabalho realizado por pesquisadores do Centro Interdisciplinar de Nanociência. E eles desenvolveram, em parceria com cientistas portugueses, um sensor capaz de medir a adstringência causada na boca, pelo vinho.

Trata-se da nanotecnologia, à serviço da enologia. Isso porque o sensor, revestido com partículas de ouro em escala nano, simula o que acontece na nossa boca durante a degustação do vinho.

Ao medir exatamente os efeitos da secura do vinho no paladar, esse sensor pode ajudar os produtores a realçar os sabores desejados nos seus produtos, na medida em que os enólogos controlam uma série de processos, durante a vinificação, para que a quantidade e a qualidade dos taninos do vinho estejam de acordo com o seu objetivo.

Falando em linhas gerais, o sensor é uma espécie de mini-boca, ou de língua artificial, que usa proteínas salivares para medir a sensação que ocorre na boca ao beber vinho.

A ideia, obviamente, não é substituir o degustador profissional, que atua durante a produção vinícola. Mas sim, criar uma ferramenta útil ao produtor, para que ele tenha maior compreensão do efeito da adstringência dos taninos do vinho, sobre o nosso paladar.

A ciência não é mesmo incrível? Um brinde a ela, então!

E, se quiser ler sobre um outro projeto científico relacionado ao vinho, também muito interessante, e também desenvolvido por um estudante de doutorado, só que desta vez da Universidade de Aveiro, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.