O melhor vinho do mundo?!

Quando alguém disser que degustou o melhor vinho do mundo, desconfie.

Apesar de somente cerca de 50 uvas serem mais frequentemente usadas, e por isso mesmo, de fato, mais conhecidas, existem mais de 10.000 variedades de uvas viníferas da espécie Vitis vinifera. Sim, dez mil tipos de uvas!

A Organização Internacional da Vinha e do Vinho cataloga mais de 1.700 denominações de origem, ou seja, diferentes terroirs que influenciam diretamente a produção de vinhos específicos e diferentes entre si.

Ao redor do mundo, são  mais de 1.000.000 de produtores de vinho.

Anualmente, são produzidos cerca de 27 bilhões de litros de vinho, o que corresponde a aproximadamente, 36 bilhões de garrafas.

Isso significa que devem ser lançados, a cada ano, ao menos 5 milhões de diferentes rótulos de vinho. Sim, 5 milhões!

Onde queremos chegar com todos esses números?

 Existe muito vinho de primeiríssima qualidade, muito vinho excelente, muito vinho bom, muito vinho razoável e muito vinho ruim, por aí.

 Além disso, há vinho para todos os gostos, todos os bolsos, e todas as ocasiões. Literalmente.

 E ninguém, ninguém nesse mundo, conhece tudo sobre vinho, ou experimentou todos os vinhos.

Então, se ouvir alguém falando no melhor vinho do mundo, pense que é, na melhor das hipóteses, o melhor vinho que essa pessoa conhece, pois é humanamente impossível conhecer todos.

Boas dicas são sempre bem-vindas. Mas o que vale, no final das contas, é um vinho que nos dê prazer, nos divirta, nos encante.

Estivesse Carlos Drummond de Andrade ainda vivo, talvez ele dissesse: “ Mundo mundo vasto mundo, esse dos vinhos!”

Se quiser ler mais sobre o conceito de denominação de origem, clique aqui. Ou então, se quiser ler sobre algumas das muitas variedades existentes de Vitis vinifera, clique aqui.

Resumo da ópera: a procura pelo “nosso” melhor vinho, muito provavelmente, será mais divertida que o encontro em si, afinal, a maior graça da vida, a felicidade, está na jornada, e não na chegada.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.