10 aromas estranhos e bons ao mesmo tempo

As pessoas sentem os aromas, inclusive dos vinhos, de maneiras diferentes. Isso acontece porque os receptores olfativos, de quaisquer dois indivíduos, diferem em mais de 30%, de uma pessoa para outra.

E é impossível dizer se o prazer que o vinho proporciona é maior ou menor para quem percebe todas as nuances aromáticas que um vinho pode oferecer.

Mas, mesmo que você não os sinta, vale a pena divertir-se com alguns dos aromas mais estranhos associados ao vinho:

 terra úmida

Encontrado em vinhos encorpados e maduros, esse aroma é frequentemente associado a tintos complexos de Bordeaux, por exemplo, e a outros vinhos produzidos com Cabernet Sauvignon e Merlot.

 eucalipto

Não é um aroma tão frequente assim, mas há quem o encontre, de maneira suave, em vinhos elaborados com Cabernet Sauvignon e nos vinhos fortificados da Ilha da Madeira.

 tabaco

Esse aroma é relativamente comum em vinhos que passaram por carvalho, apesar de também ser estranho, na teoria... Procure (e encontre) em Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Carmenère, Tempranillo, Sangiovese.

 fumo queimado

Vinhos produzidos com a Syrah (ou Shiraz) e também com a Petite Sirah, podem trazer esses aromas bem específicos de fumo queimado. Se quiser entender a diferença entre esses nomes, clique aqui.

 couro

O amadurecimento em barris de carvalho também acrescenta, muitas vezes, notas de couro ao aroma de um vinho. Por exemplo? Tannat, Tempranillo e Syrah são uvas que trazem esse cheiro.

 lápis

Vinhos produzidos a partir da uva Cabernet Franc às vezes são associados a aromas de lascas de lápis recém-apontado. Parece frescura. Mas que são associados, são...

 manteiga

Esse aroma é normalmente associado ao vinho Chardonnay envelhecido em carvalho, de estilo californiano. Vinhos submetidos à fermentação maloláctica são menos ácidos e, com frequência, mostram aroma de manteiga.

 gasolina

Sim, um vinho pode ter esse aroma, e isso pode ser bom! É o caso de alguns dos melhores Rieslings do mundo, envelhecidos por alguns anos.

 aspargos

O cheiro típico de aspargos pode ser encontrado em vinhos elaborados com a Sauvignon Blanc, que por acaso é uma das melhores sugestões de harmonização para esse vegetal tão difícil de combinar.

 xixi de gato

Parece até piada, mas não é. “Pipi de chat”, em francês, é um aroma sutil associado a vinhos de alta qualidade produzidos com a Sauvignon Blanc. Parece piada, mas é verdade.

Mas não se preocupe, pois ninguém precisa conseguir identificar todos esses aromas para apreciar um bom vinho. Para apreciar um bom vinho, basta apreciá-lo!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.