Tradicional ou Charmat?

Uma comparação do ponto de vista de quem está degustando...

Existem várias formas de se produzir vinhos espumantes, ou seja, de obter bolhas. As mais utilizadas são o Método Tradicional, e o Charmat. Se quiser entender a diferença entre eles, e conhecer outros métodos, clique aqui.

Ok, mas faz diferença no produto final? Sim, faz. E conhecer essas diferenças vai fazer você ficar mais atento à essa informação, quando ela aparecer no rótulo!

 Os aromas de um espumante produzido com o método Charmat são mais frutados, devido ao processo mais curto de produção. O método Tradicional, por sua vez, confere aromas de nozes, caramelos e pão torrado.

 Na boca, a textura de um espumante elaborado com o método Tradicional costuma ser mais cremosa do que a sentida quando degustamos espumantes produzidos com Charmat.

 Em relação à efervescência, o método Charmat proporciona bolhas maiores e mais perceptíveis. Pelo método Tradicional, elas ficam menores e mais discretas no palato.

 No que diz respeito à complexidade, o método Tradicional tem o tempo a seu favor. Via de regra, quanto mais longo for o tempo de produção, mais complexo o vinho será.

 Em função também da complexidade, a longevidade dos vinhos produzidos pelo método Tradicional tende a ser maior do que os Charmat.

 Ah, e antes que esqueçamos, o preço! Sim, o preço! Produzir um espumante pelo método Charmat é sem dúvida mais barato do que produzir pelo método Tradicional. O método Charmat requer bem menos tempo, e trabalha em larga escala. Um custo de produção menor sugere um menor preço ao consumidor final, também.

Não acredite, contudo, que um é melhor que o outro, necessariamente. Um grande Champagne pronto para envelhecer não poderia ser produzido por outro método que não o Tradicional, enquanto um Asti Spumante deve o seu frescor e seu caráter frutado ao método Charmat! Métodos diferentes são necessários para obter resultados, ou vinhos, diferentes!

Saúde! 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.