Hermitage

Quando o assunto é terroir de renome, Hermitage é uma das denominações de origem que mais se enquadram no tema.

Localizado no departamento francês de Drôme, à margem esquerda do rio Rhône, acredita-se ter sido nesse lugar que a Syrah, uma das uvas mais antigas que conhecemos, nasceu. O fato é que Hermitage é considerada a expressão perfeita de força e equilíbrio da Syrah, e daqui saem rótulos com grande prestígio no mundo todo.

Para conhecer essa denominação, comecemos pelo nome. Hermitage, em francês, tem a mesma origem da palavra eremita, em português. Hermitage pode significar “eremitério”, que é o local onde vive um eremita, ou pode também significar “ermida”, em português. Essa palavra, tão pouco conhecida, é como chamamos uma pequena igreja ou capela, localizada em local ermo, afastado do povoado.

A história de Hermitage começa no ano de 1224, com um cavaleiro chamado Gaspard de Stérimberg. Depois de retornar de uma Cruzada, ele refugiou-se no alto de uma colina, onde construiu uma pequena capelinha. A comunidade que acabou se formando, ali, logo começou a plantar vinhas e a produzir vinho.

Mas, na verdade, consta que a tradição vitivinícola, nesse local, é muito anterior ao cavaleiro, à capela, e à comunidade, tendo se originado ainda na Antiguidade, antes do início da Idade Média.

A grande maioria, 76%, dos vinhos rotulados como Hermitage são tintos. Mas, afinal, como são esses vinhos?

 vinhos tintos – elaborados com Syrah, podendo ter, no máximo, 15% de Marsanne ou Roussanne, e produzidos com longa maceração (período em que a parte sólida das uvas permanece em contato com o mosto). Esse é um vinho de cor rubi muito profunda. Quando jovem é forte, vigoroso e robusto, com aromas de couro, café e frutas vermelhas. Com grande potencial de envelhecimento, desenvolve ao longo do tempo notas de especiarias, violetas e groselhas.

 vinhos brancos – elaborados com Marsanne ou Roussanne, e produzidos geralmente com fermentação malolática, processo que reduz a acidez e proporciona maior complexidade ao vinho. Esse também é um vinho de rara suavidade, que pode ser guardado por décadas. Os aromas mais associados são avelã, pêssego e damasco.

 vinhos de palha – elaborados principalmente a partir de vinhas velhas de Marsanne. As uvas, colhidas no auge de sua maturação, passam pelo processo de apassimento, sendo desidratadas em esteiras de palha, em temperatura ambiente e ventilação natural, por pelo menos 45 dias, a fim de concentrar compostos, açúcares e sabores. Esse vinho apresenta aromas de mel, nozes e caramelo, com notas de especiarias, e também é um vinho de guarda, com grande longevidade.

Hermitage é a prova concreta que França é muito mais que Bordeaux, Borgonha e Champagne. Hermitage é a prova concreta que Syrah é uma das grandes uvas do mundo do vinho!

E, se você quiser encerrar lendo sobre a diferença entre nomes parecidos, como Syrah, Shiraz e Petit Sirah, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.